
Paulo Vitor/PGE-RJ
Paulo Vitor/PGE-RJ
O Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Saad, participou nesta quarta-feira (19) da inauguração da exposição "Clima Extremo". A mostra, que fica em cartaz até julho no Centro Cultural da PGE-RJ, reúne obras dos artistas Ana Calzavara, Jaider Esbell, Jeane Terra, Thiago Rocha Pitta e Vivian Caccuri, que retratam os desafios provocados pelos efeitos da crise climática mundial.
"A exposição traz um tema bastante atual, que são os eventos climáticos que impactam o mundo. Mas, além disso, a beleza das obras é uma coisa absolutamente fantástica. É uma contribuição que a Procuradoria dá para a arte, para a cultura, o que é excepcional. Fico muito feliz de estar aqui", destacou o Procurador-Geral Renan Saad.
Com curadoria de Cecília Fortes, a exposição apresenta obras que visam estimular a busca por novas formas de interação com a natureza e o meio ambiente. "Clima Extremo" busca alertar também a humanidade sobre a degradação ambiental que tem ocorrido nos últimos anos, quando foram registradas secas históricas, queimadas de grandes áreas verdes e enchentes.
"A ideia da exposição é, por meio do olhar da arte e diferentes técnicas de produção, pensar o impacto das nossas ações no meio ambiente e estimular a reflexão. Para tanto, reunimos artistas que se preocupam com as causas ambientais e que propõem reflexões", pontuou Cecília Fortes.
Na exposição são apresentadas pinturas da série “Algum Lugar, Lugar Algum”, da pintora Ana Calzavara, que retratam a devastação causada pelo rompimento de uma barragem de minério em Brumadinho, Minas Gerais, ocorrido em janeiro de 2019. A mostra conta também com obras de Jaider Esbell, da série "A Guerra dos Kanaimés", de 2020, apresentadas na 34ª Bienal de Arte de São Paulo.
“Clima Extremo” reúne ainda trabalhos da artista Jeane Terra, que retratam o distrito de Atafona, em São João da Barra, no Norte Fluminense, que vem sendo lentamente engolido pelo mar nas últimas décadas.
Também são expostos afrescos da série “O Pesadelo da Terra”, de Thiago Rocha Pitta, que explicitam dramas contemporâneos, retratando o quanto a Terra foi e continua sendo explorada pelo homem. Já Vivian Caccuri reconta a história da colonização em “Mosquito RevengeIII”, com os mosquitos como personagens principais.
SERVIÇO
Exposição: Clima Extremo
Curadoria: Cecília Fortes
Visitação: de 20 de março a 26 de julho de 2025
Horário: De terça a sábado, das 10 às 18 horas, exceto feriados
Local: Centro Cultural PGE-RJ, antigo Convento do Carmo
Endereço: Rua Primeiro de Março, S/Nº, Praça XV