
Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
O Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Saad, participou nesta sexta-feira, 13 de dezembro, da cerimônia de entrega do Colar do Mérito do Ministério Público do Rio de Janeiro. Instituída em 1987, a maior honraria do MPRJ é destinada a reconhecer e homenagear aqueles que prestaram serviços de relevância à Instituição. Também foram entregues a Medalha Annibal Frederico de Souza e o prêmio Ideias Inovadoras.
"O Ministério Público do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil e o que mais se destaca dentre os MPs estaduais. É uma Instituição importantíssima para a defesa dos interesses da sociedade. É uma honra para mim vir aqui representar o Poder Executivo nesse momento tão relevante", destacou Renan Saad.
Na abertura da cerimônia, o Procurador-Geral de Justiça, Luciano Mattos, parabenizou os agraciados e cumprimentou todos os integrantes do Ministério Público. A solenidade de entrega do Colar do Mérito e da Medalha Annibal Frederico de Souza, além do prêmio Ideias Inovadoras, acontece anualmente e é uma homenagem ao Dia Nacional do MP, comemorado em 14 de dezembro.
"É com grande alegria e senso de responsabilidade que comemoramos o Dia Nacional do MP. É um momento especial de celebração, reflexão e projeção. Celebramos o papel essencial que a Instituição tem desempenhado no curso da sua existência para a concretização de interesses caros à sociedade e para a consolidação da democracia brasileira. Refletimos sobre os desafios que enfrentamos e as conquistas que alcançamos, enquanto projetamos os caminhos para o futuro, sempre guiados pelo compromisso com a ordem jurídica, os direitos humanos e os interesses sociais", disse Luciano Mattos.
Ao fim da cerimônia, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, discursou em nome de todos os agraciados com as honrarias do MPRJ. Durante o discurso, o magistrado lembrou a importância dos Ministérios Públicos na defesa dos direitos da sociedade brasileira.
"Quero de modo especial agradecer imensamente a homenagem que o MPRJ nos destina e a honra em poder falar em nome dos eminentes agraciados. Quero destacar ainda que todos que recebem essa homenagem, recebem pelo esforço, dedicação, seriedade e lealdade em atender ao interesse público. Rememoro aqui as palavras de um dos grandes líderes da contemporaneidade, o Papa Francisco. Segundo ele, o princípio do bem comum há de ser alçado a um papel central e unificante na ética das relações sociais", afirmou Edson Fachin.