Pular para o conteúdo principal

Procurador-Geral do Estado é agraciado com a Medalha Amizade da Polícia Civil

06/05/2025 - Assessoria de Imprensa - PGE-RJ

Paulo Vitor/PGERJ

Corpo

O Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Saad, recebeu na manhã desta terça-feira (6) a Medalha Amizade da Polícia Civil. A solenidade ocorreu na Cidade da Polícia, na Zona Norte, e faz parte das comemorações de 217 anos da Instituição. Na ocasião, também foi realizada a cerimônia de entrega da Comenda da Liberdade. Foram agraciadas autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entre elas o Governador Cláudio Castro.

Criada pelo Decreto 11.844, de 1988, a Medalha Amizade é destinada a pessoas físicas ou jurídicas que tenham prestado relevantes serviços à Polícia Civil, por meio de ações voltadas às causas da segurança pública.

Já a Comenda da Liberdade foi criada pelo Decreto 49.602, de abril de 2025, e é a mais alta condecoração da Polícia Civil e destinada a pessoas físicas, jurídicas e entidades com ou sem fins lucrativos que reconhecidamente atuaram na promoção da segurança pública, através de ações, parcerias e/ou serviços relevantes junto à Instituição.

Para o Procurador-Geral do Estado, Renan Saad, a medalha concedida pela Polícia Civil é o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido pela PGE-RJ. Ele destacou, em especial, a recente vitória da Procuradoria no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635 no Supremo Tribunal Federal (STF).

"É uma honra para a Procuradoria eu ser homenageado aqui, pois é uma Instituição centenária do Estado do Rio de Janeiro. Depois do trabalho que nós fizemos, com a vitória na ADPF 635 no STF, o Estado está começando a recuperar território, está voltando a ter padrões aceitáveis na área de segurança, graças ao esforço da Polícia Civil e também da Polícia Militar", disse.

O Procurador João Manoel Galdi, que atualmente é Assessor Jurídico da Polícia Civil, também foi agraciado com a Medalha Amizade.