
A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) recebeu, nesta quarta-feira (08/05), a palestra de lançamento do livro “130 anos atravessando o tempo e o oceano: Diálogos entre Brasil e Japão na passagem do século XIX para o XX”, com os professores convidados Mario Losano, da Accademia delle Scienze di Torino na Itália e Kaoru Iokibe, da Universidade de Tóquio no Japão.
A Professora Satomi Kitahara, coordenadora do curso de japonês do Instituto de letras da Uerj, apesentou os convidados e explicou que o tratado de amizade, comércio e navegação entre o Japão e o Brasil foi assinado em 1895, completando 130 anos em 2025. O livro é a celebração do aniversário desse acordo.
O Procurador-Geral do Estado, Renan Miguel Saad, abriu o evento saudando a todos e dando as boas-vindas aos professores convidados e destacou que era um privilégio para a PGE-RJ receber os palestrantes.
O Procurador-Chefe do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da PGE-RJ, Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho, um dos coordenadores científicos do evento, junto com Gustavo Siqueira, Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Professora Satomi Kitahara, ressaltou que o evento destaca a importância de culturas diferentes e celebra a parceria entre o Cejur e a Uerj, reiterando o apoio da PGE-RJ ao projeto de lançamento do livro. Participou também da mesa de abertura o Vice-Cônsul do Japão no Rio de Janeiro, Ayaka Kimura.
O Professor Mario Losano, da Accademia delle Scienze di Torino na Itália proferiu a palestra "Migrantes do Japão ao Brasil e retorno - O terceiro tratado paritário da era Meiji: 1895". Ele também é Professor Emérito de Filosofia do Direito e introdução da informática jurídica na Faculdade de Direito da Universidade de Piemonte Oriental de Alexandria, na Itália.
O Professor Kaoru Iokibe, da Universidade de Tóquio, falou sobre "Histórias da história do Japão: do mito de Izumo à emigração para o Brasil". Kaoru Iokibe também é pesquisador associado da Universidade de Harvard.