
Paulo Vitor/PGERJ
Paulo Vitor/PGERJ
O Subprocurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Rogério Guimarães, participou nesta segunda-feira (21) da posse do Desembargador Julio Cesar de Castilhos Oliveira Costa no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). A cerimônia foi realizada no Plenário da Corte.
Oriundo do Ministério Público Federal (MPF) no Espírito Santo, o novo integrante chega ao TRF2 em vaga destinada ao quinto constitucional para Procurador da República. Julio de Castilhos substitui a Desembargadora Vera Lúcia Lima, aposentada em fevereiro.
“É com enorme orgulho e alegria que vejo Julio de Castilhos tomar posse no cargo de Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Julio é um amigo querido de longa data, desde os tempos da Faculdade de Direito da UERJ. A posse de hoje abrilhanta ainda mais uma trajetória profissional de merecido sucesso num evento marcado por um belíssimo discurso que faz jus à história do Julio. Tenho a certeza de que, nesta nova etapa profissional, ele confirmará sua carreira de sucesso, fruto do seu vasto conhecimento jurídico aliado à sua sensibilidade e senso de justiça”, destacou o Subprocurador-Geral do Estado, Rogério Guimarães.
Natural de Magé, na Baixada Fluminense, e radicado no Espírito Santo há duas décadas, Julio de Castilhos é o segundo negro a ocupar uma cadeira de Desembargador Federal no TRF2. O primeiro foi o atual Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves.
Em discurso emocionado, o Desembargador Julio de Castilhos agradeceu a todos os presentes, em especial aos familiares e amigos, além de colegas da Procuradoria da República e da Corte. Ele também fez um agradecimento especial a dois professores presentes na cerimônia - a senhora Araci Teixeira de Oliveira, atualmente com 101 anos de idade, e o Presidente do TRF2, Desembargador Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, de quem foi aluno na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
O Desembargador ainda citou o físico britânico Isaac Newton, lembrando as diversas referências da própria trajetória de vida até alcançar o ponto máximo da carreira jurídica. "Queria fazer esse registro da minha ancestralidade parafraseando Isaac Newton. Se vi mais longe, foi por estar de pé sobre o ombro dos gigantes que foram meus ancestrais. Não sou o maior, nunca fui maior que eles, mas estou nos ombros deles, por isso consigo ir mais longe", finalizou.
No encerramento da solenidade, o Desembargador Luiz Paulo da Silva Araújo Filho afirmou ser "uma honra muito grande" ter sido professor de Julio de Castilhos e poder presidir a posse do novo Magistrado do TRF2. "Nada satisfaz mais um professor do que ser lembrado pelos alunos. E nada honra mais um professor do que ver o êxito, o brilho dos seus alunos. Então, Vossa Excelência, ao lembrar a época da UERJ, deixou-me muito feliz. Seja muito bem-vindo Julio Cesar", disse.
Além do Presidente do TRF2, o Desembargador Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, compuseram a mesa diretora os Ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves e Messod Azulay Neto; a Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Juíza Daniela Pereira Madeira; o Senador Fabiano Contarato; o Presidente do TRF4, Desembargador João Batista Pinto Silveira; e o Procurador-Chefe da Procuradoria Regional da República na 2ª Região (PRR2), Leonardo Cardoso de Freitas.