
Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
A nova administração do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) tomou posse na tarde da última sexta-feira, 7 de fevereiro, em cerimônia realizada no Plenário Ministro Waldemar Zveiter. O Desembargador Ricardo Couto de Castro assumirá a Presidência do Poder Judiciário fluminense para o biênio 2025/2026. Ele sucederá Ricardo Rodrigues Cardozo, que presidiu a Corte desde 2023. A posse teve a participação dos Subprocuradores-Gerais da PGE-RJ Joaquim Rohr e Rogério Guimarães.
Também foram empossados os desembargadores Claudio Brandão de Oliveira (Corregedor-Geral da Justiça), Suely Lopes Magalhães (1ª Vice-Presidente), Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes (2ª Vice-Presidente), Heleno Ribeiro Pereira Nunes (3º Vice-Presidente) e Cláudio Luís Braga Dell’Orto (Diretor-Geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro). Todos foram eleitos em 25 de novembro de 2024.
“Em primeiro lugar, é preciso parabenizar ao Presidente Ricardo Cardozo pelo sucesso de sua gestão e agradecer pelo diálogo que sempre manteve com a Procuradoria ao longo do biênio. E à nova gestão, agora liderada pelo Presidente Ricardo Couto, desejamos sucesso, certos de continuar contando com a parceria do Tribunal em prol do interesse público e do Estado do Rio de Janeiro”, disse o Subprocurador-Geral Rogério Guimarães.
Em breve discurso, o Governador Cláudio Castro lembrou o trabalho do Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo nos últimos anos à frente do TJRJ e afirmou que o novo Presidente da Corte terá um grande desafio pela frente. O Governador também destacou a relação harmoniosa entre os Poderes.
"Na história do Estado do Rio de Janeiro, nunca se viu tanta harmonia entre os Poderes. E harmonia com independência. O Tribunal não se furtou a focar temas sensíveis ao Estado, sempre com muita coragem", afirmou o Governador Cláudio Castro.
Em discurso de posse, o Desembargador Ricardo Couto destacou a necessidade de modernização e valorização da magistratura e de melhores condições de trabalho, além da implementação de novas tecnologias para reduzir a burocracia e aumentar a eficiência do Judiciário. Segundo ele, o objetivo é melhorar o atendimento à sociedade. O Presidente do TJRJ apontou ainda os desafios do Estado do Rio de Janeiro e afirmou que o momento atual é de união.
“É hora de união. É hora de juntarmos forças pelo Rio. As instituições têm que agir com seriedade e de forma conjunta. Estamos naquilo que se chama, na medicina, de golden time. Não podemos mais deixar o tempo passar", disse o Desembargador Ricardo Couto.
No discurso de despedida, o Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo mencionou os desafios superados e o legado de sua gestão. Ele ainda defendeu a colaboração entre as instituições e a necessidade de fortalecer o compromisso com a transparência e a Justiça.
“O compromisso com a sociedade sempre guiou nossas ações, e cada desafio enfrentado foi uma oportunidade de reafirmar nosso dever com a ética e o serviço público”, disse o Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.
Também participaram da Mesa de Honra de posse da nova administração do TJRJ os Ministros do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, Dias Tófoli, Luiz Fux, Kassio Nunes Marques; o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet Branco; o Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Herman Benjamin; o Vice-Presidente do STJ e Corregedor-Geral da Justiça Federal, Ministro Luis Felipe Salomão; o Ministro Benjamin Zymler, representando o Ministro Vital do Rêgo, Presidente do Tribunal de Contas da União; o Deputado Estadual e Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar e o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.