Pular para o conteúdo principal
PGE-RJ Celebra 90 Anos de História e Atuações em Defesa do Estado do Rio de Janeiro
04/04/2024 - Gestor Geral
Imagem Carrossel

Corpo

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) completa hoje (04/04) 90 anos. São nove décadas de muita história e o compromisso inabalável na defesa dos interesses do Estado do Rio de Janeiro.

Em sua longa trajetória, a PGE já testemunhou boa parte da história do Brasil, desde quando foi criada, em 4 de abril de 1934, como Procuradoria dos Feitos da Fazenda Municipal, transformando-se, em 1938, na Procuradoria da Fazenda do Distrito Federal e, em 1961, como Procuradoria do Estado da Guanabara, até chegar na configuração de hoje, como Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, a partir da fusão do Estado da Guanabara com o antigo Estado do Rio de Janeiro, em 1975.

Ao longo desse período, além de testemunhar a história, ela também fez história. A tradição de reunir nomes de excelência da advocacia pública já lhe rendeu a referência de ser “o melhor escritório de advocacia pública do país” e de suas fileiras saíram nomes que ganharam reconhecimento nacional. Genolino Amado, Francisco Assis Barbosa, Otto Lara Resende, Barbosa Lima Sobrinho, Raimundo Faoro, José Carlos Barbosa Moreira e Luis Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, para citar alguns.

Parabéns à PGE-RJ por seus 90 anos e pelo serviço que entrega para a sociedade Fluminense!