Pular para o conteúdo principal
Novo chefe institucional da Defensoria Pública do Rio tomou posse em cerimônia da Sala Cecília Meirelles
17/01/2025 - Assessoria de Imprensa PGE-RJ
Imagem Carrossel

Claunir Tavares/PGE-RJ

Corpo

Em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (16), na Sala Cecília Meireles,  Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão assumiu o cargo de Defensor Público-Geral do Estado do Rio de Janeiro para mandato de dois anos.  Ele foi nomeado pelo Governador Cláudio Castro no dia 26 de novembro de 2024 e foi eleito com 63,4% dos votos das defensoras e defensores na eleição realizada em 8 de novembro.

Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão  é Defensor Público desde 2006 e  atuou em 28 municípios, dentre eles Campos dos Goytacazes, São Pedro da Aldeia e Queimados. Atualmente, é titular em Nilópolis. Ele também presidiu a Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (CAMARJ) por dois mandatos consecutivos. Além da atuação jurídica, Paulo Vinícius é professor universitário e já desempenhou funções administrativas na Defensoria, como diretor-administrativo da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (Fesudeperj) em 2015 e secretário-Geral da Defensoria Pública em 2016.

O Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Saad, falou sobre a parceira com a Defensoria Pública.

"Na Defensoria Pública, a perspectiva sob aspecto de parcerias com o Estado é a melhor possível. A relação com o atual Defensor Público-Geral é de amizade. É sempre  importante haver a alternância de poder porque isso oxigena as organizações", afirmou Renan Saad.

Em um discurso emocionado, o novo Defensor Público-Geral agradeceu a familiares, amigos, parceiros de trabalho e aos defensores e defensoras que atuam diariamente em todo o Estado.

"Que cada defensor público, na sua atuação, seja feliz como defensor. Que cada defensor tenha altivez no exercício da sua profissão e que se orgulhe cada dia mais da instituição que integra", afirmou Paulo Vinicius Cozzolino Abrahão.


O secretário da Casa Civil, Nicola Miccione, que reapresentou o Governador Cláudio Castro na cerimônia de posse,  destacou a parceria e o diálogo constante com a Defensoria.

" A Defensoria é um pilar do sistema judiciário, e acreditamos em uma justiça acessível a todos. Paulo Vinícius certamente fará um trabalho brilhante à frente da instituição. Aprovamos juntos um importante projeto de lei que fortalecerá o orçamento da instituição, permitindo que continue atuando em defesa da população em temas como saúde, educação e direitos das minorias. Contem com o Executivo para um diálogo constante e para a construção de um Estado mais justo", disse Miccione.

Compuseram a mesa da solenidade de posse, além do Chefe da  Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, e do  Procurador-Geral do Estado, Renan Saad, a ex-Defensora Pública-Geral do Estado, Patrícia Cardoso; a Segunda Vice-Presidente da Alerj, Deputada Estadual Tia JU; o Procurador-Geral de Justiça, Luciano Mattos; o Procurador-Geral do Município, Daniel Bucar; a Presidenta da OAB, Ana Tereza Basílio; o Defensor Público-Geral do Amapá, José Rodrigues dos Santos Neto, representando o Presidente do CONDEGE, Oleno Inácio de Mattos; a Presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado, Juliana Lintz; a Corregedora Geral da Defensoria Pública do Estado, Kátia Varela e a Presidente da Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (CAMARJ), Lina Vilalva.