O Centro Cultural PGE-RJ recebeu, nesta sexta-feira (26/04), duas rodas de conversas dedicadas a fomentar o empreendedorismo feminino e incentivar políticas públicas de equidade de gênero. A iniciativa é uma parceria do Sesc RJ com a PGE-RJ, e faz parte da programação da 6ª edição do Festival Sesc Mulheres Plurais.
O primeiro bate-papo aconteceu na sala D. Maria, no antigo Convento do Carmo, e contou com a presença da chef Teresa Corção que comanda o Bistrô Sesc Convento do Carmo, além das alunas Thais Claussen e Marcia Rolemberg, da Incubadora Sesc de Economia Criativa.
A conversa transcorreu por temas como cozinha afetiva, alimentação orgânica e resistência feminina no ramo da agricultura. O encontro foi mediado por Helena Oliveira, especialista em educação ambiental e patrimônio cultural pela Universidade Federal de Goiás e analista de projetos socioambientais do Sesc Teresópolis.
“Eu prezo pelo ciclo dos alimentos feitos pelo estado e para o estado do Rio de Janeiro. Por isso a importância dos restaurantes e mercados se conscientizarem a consumir os produtos da agricultura familiar. Quando idealizei o cardápio do Bistrô Sesc Convento do Carmo priorizei ingredientes da nossa terra como a mandioca”, defendeu Teresa Corção.
Marcia Rolemberg, da Incubadora Sesc, fez a defesa da agricultura familiar orgânica. “Pra mim comer é um ato político. Quando se tem uma alimentação mais consciente, quando a gente questiona como o alimento é produzido, estamos adotando uma filosofia de vida. Não adianta o alimento ser predatório à terra. Por isso, a agricultura familiar orgânica é resistência", resumiu.
A segunda roda de conversa mergulhou na musicalidade e literatura do universo feminino reunindo a cantora e compositora Ana Costa, a escritora e assistente social Mirim Alves e a ativista indígena guarani, psicóloga e escritora Geni Núñez, que debateram sobre a força da palavra, a voz da mulher negra e o ato de permanência dos indígenas na sociedade brasileira como agente transformador. A conversa foi mediada por Obirin Odara, assistente social e mestra em políticas sociais.
A programação da 6° edição do festival estendeu-se com atividades na Praça XV, no Centro do Rio, oferecendo oficinas de trabalhos manuais, exposições, sarau poético Rasga o Verbo composto só por mulheres e uma homenagem à Elza Soares. Além da Feira de Economia Criativa que promove o empreendedorismo e a geração extra de renda.
Realizado desde 2019 pelo Sesc RJ, a edição desse ano do Festival Sesc Mulheres Plurais encerrou-se com shows de Teresa Cristina, cantora e compositora e do Movimento de Mulheres Sambistas com a cantora Ana Costa cantando grandes sucessos do pagode dos anos 1980 e 1990.