
A Comissão de Gênero da PGE-RJ participou, nesta terça-feira (12/03), de evento sobre assédio nos espaços público e privado, promovido pela Escola de Políticas de Estado (EPE) da Procuradoria Geral do Município do Rio de Janeiro (PGM-Rio), com coordenação da Procuradora-Diretora do CEJUR/PGM, Arícia Correia, e da Subprocuradora-Geral do Contencioso Municipal, Ana Paula Buonomo, e apoio do Núcleo de Estudos sobre Discriminação, Racismo e Intolerâncias da PGM-RJ (NEDRI).
A Procuradora do Estado Cíntia Morgado apresentou seu estudo sobre a experiência da Comissão de Gênero da PGE-RJ no contexto das boas práticas na administração pública.
No painel mediado pela Procuradora-Coordenadora do NEDRI/PGM, Beatriz Soares, a Analista Processual Fernanda Sousa, Coordenadora da Comissão de Gênero da PGE-RJ, abordou a importância de se construir um olhar de cuidado institucional em relação às mulheres mais expostas ao assédio nos órgãos do Sistema de Justiça, por força de fatores interseccionais de opressão, como raça, classe, idade e cargo.
Em seguida, a Procuradora do Estado, Nathalie Giordano, Presidente da Comissão de Gênero da PGE-RJ, falou sobre as principais conquistas e desafios da Comissão durante os seus três anos de existência.
Fernanda Mainier, Vice-Presidente da Comissão de Gênero e Assessora-Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria da Mulher, fez a fala final trazendo proposições para alcançar a igualdade de gênero nas instituições.
O evento também contou com palestras da advogada Mayra Cotta e da Procuradora do Município do RJ Carmem Macedo.
Estiveram presentes, ainda, as Procuradoras do Estado, membras da Comissão, Heloá Paula e Marcella Ribeiro.