
Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
A Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro (APERJ) inaugurou nesta quinta-feira (20) a Sala Presidente Adriana Bragança. O espaço fica no edifício-sede da PGE-RJ e é uma homenagem à Procuradora que esteve à frente da entidade por dois mandatos consecutivos e faleceu em setembro de 2024. A inauguração teve a presença do Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Saad.
Durante a inauguração, o Procurador-Geral Renan Saad destacou a importância de Adriana Bragança para todos, não só como a brilhante profissional que foi, assim como sua figura humana, que era um exemplo e orgulho para familiares, amigos e colegas de profissão. Ele também agradeceu à APERJ, na figura da Presidente Cristina Francesconi, pela sensibilidade de eternizar a memória e a história da Procuradora.
"Adriana era uma pessoa extraordinária, uma mulher magnífica, uma amiga incomparável, uma Procuradora ímpar. E uma esposa dedicada, uma filha maravilhosa cujos pais eu aqui cumprimento nesse momento tão especial e emocionado para todos nós. Gostaria de cumprimentar a todos os presentes e dizer que essa homenagem é um agradecimento que a Procuradoria faz, através da Associação, à memória da Dra. Adriana, que infelizmente nos deixou, e também aos relevantes serviços prestados por ela, que seguirá sendo um grande exemplo e iluminando o caminho de todos nós", afirmou Renan Saad.
A Presidente da APERJ, a Procuradora Cristina Francesconi, ressaltou que nenhuma homenagem será suficiente para agradecer e honrar a memória da Dra. Adriana e sua importância para todos que puderam estar ao seu lado.
"Esse é um evento para ela. Não estou surpresa de essa casa hoje estar lotada, diante dessa homenagem que aquece o nosso coração. Quero agradecer a presença do João, dos pais e familiares da Adriana, de seus amigos que estão aqui. Para homenagear nossa amiga, resolvi voltar o meu olhar para duas de suas grandes paixões, que são as amizades profundas que Adriana fez nesta casa ao longo de 30 anos e a APERJ, que ela chamava carinhosamente de 'lojinha'. A sala é para Adriana ser sempre lembrada ao longo do tempo", disse Cristina Francesconi.
Marido da Procuradora, o Servidor da PGE-RJ João Mendes se disse emocionado com a homenagem e ressaltou que Adriana Bragança nunca desejou ocupar cargos de chefia, mas sempre se dedicou à classe, e que a Procuradoria era a segunda família dela. Ele ainda lembrou a convivência com a esposa, além do apoio recebido nos momentos mais difíceis.
"A PGE era a segunda família dela, que nunca quis ocupar cargo de chefia, mas sempre se dedicou à classe, como OAB, APERJ e ANAP. Adriana foi parte do time que fez esse prédio acontecer. Ter a sala com o nome dela me deixa muito feliz porque, enquanto a PGE ficar dentro desse prédio, ela não vai ser esquecida. E não posso esquecer que, durante a doença, foi a PGE que a apoiou e, depois, me apoiou. Todos que estão aqui nos carregaram no colo. Fico muito emocionado em ver as pessoas lembrando dela", pontuou João Mendes.
Nascida em 11 de março de 1971, a Procuradora Adriana Bragança Dias da Silva se graduou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) em 1991 e ingressou na Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) dois anos após a graduação.
Ao longo da carreira na advocacia pública, a Procuradora Adriana Bragança foi eleita e reeleita Presidente da APERJ nos biênios 2020/2022 e 2022/2024, além de Presidente da Mútua de Procuradores do Estado (2015/2018, 2018/2021 e 2021/2024) e Vice-Presidente da APERJ entre 2018 e 2020.
A Procuradora Adriana Bragança também foi Presidente da Comissão de Advocacia Pública da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) nos triênios 2019/2021 e 2022/2024. O cargo mais recente foi o de Vice-Presidente Regional pelo Sudeste da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE).