
Em uma cerimônia que reuniu autoridades e personalidades do mundo jurídico, foram entregues, nesta quinta-feira (06/06), na sede da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), as Medalhas do Mérito da PGE, estabelecidas pelo Decreto Governamental n.º 39.246, de 2 de maio de 2006, a oito personalidades reconhecidas pelos serviços prestados à advocacia pública, em especial à Procuradoria.
Receberam a Medalha o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Aurélio Bellizze; a Defensora Pública-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Patrícia Cardoso Maciel Tavares; o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Leandro Sampaio Monteiro; a Procuradora do Estado Leonor Nunes de Paiva, decana da PGE; o Procurador do Estado Augusto Werneck; o Procurador do Estado Sérgio Luiz Barbosa Neves; o Servidor da PGE Celso Araújo Fontes e a Servidora da PGE Amanda Carolino Santos.
Em um discurso inspirado e emocionante, o Procurador do Estado Augusto Werneck falou em nome dos Procuradores e Servidores homenageados e ressaltou o dia especial. “Eu hoje estou tão emocionado quanto o dia em que entrei nesta Casa. É um dia muito especial, de muita delicadeza, um dia de muita significação porque representa uma unidade essencial à nossa instituição. A unidade que preserva aquilo que eu chamo de síntese, que é a Procuradoria Geral do Estado. Não somos nós que merecemos a homenagem. Quem merece a homenagem é a Procuradoria Geral do Estado, uma instituição em permanente construção”, afirmou o Procurador.
O Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Aurélio Bellizze, discursou em nome dos agraciados, citando o paraibano José Américo de Almeida, que dizia “ninguém se perde no caminho de volta porque voltar é uma formar de renascer”, para se referir à sua volta à PGE depois de 40 anos, onde serviu como estagiário no início da carreira. “Posso falar sem medo de errar que minha formação começou nesta Casa”, declarou o ministro para finalizar seu discurso: “quem está de parabéns hoje é a Procuradoria Geral do Estado”.
O Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Miguel Saad, que presidiu a mesa junto com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, agradeceu a presença de todos e salientou a importância da celebração deste dia. “Hoje é um dia de festa, e o que mais me impressiona nesses 30 anos como Procurador do Estado é a força coletiva e o esforço dos colegas para manter a qualificação de sermos praticamente imbatíveis. É uma característica que muito me honra poder estar conduzindo a Casa ao lado de mentes brilhantes, Procuradores e Servidores”.
Finalizando a solenidade, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, discursou para homenagear os agraciados. “É um orgulho e uma tranquilidade governar o Estado e ter ao lado mentes tão brilhantes quanto as da Procuradoria Geral do Estado. É muito importante quando a gente vai defender uma tese e, quando você olha para o lado, tem alguém para te dar uma base jurídica sólida. Quando a gente vai assinar um documento, também é relevante a tranquilidade que o gestor tem em saber que ali tem um parecer de uma Procuradoria tão robusta e respeitada quanto a Procuradoria Geral do Estado. Eu quero parabenizar os homenageados e reiterar minha gratidão à PGE”, celebrou o governador.
Estiveram presentes ainda o Desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, representando o presidente do TJ, o Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; o Procurador-Geral de Justiça do Estado, Luciano Mattos; o Procurador-Geral do Município, Daniel Bucar; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro, Luciano Bandeira; o Secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione; o Presidente do Tribunal de Contas do Município, Conselheiro Luiz Antonio Guaraná; e o Presidente Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Melo do Nascimento.
Entre os ex-Procuradores-Gerais do Estado, estiveram presentes à cerimônia Lucia Léa Guimarães Tavares, Bruno Dubeux, Marcelo Lopes e Claudio Pieruccetti Marques.
Para finalizar a cerimônia, os membros da mesa foram convidados a se posicionarem para a foto com os homenageados, ao som de “Cidade Maravilhosa”, executada pela Banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.