
Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
O Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Saad, participou nesta sexta-feira (28) da aula inaugural do primeiro semestre letivo da UERJ. Com o tema "Plataformas Digitais, Inteligência Artificial e os Desafios para a Sociedade", a aula foi ministrada pelo Ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Ex-aluno do Mestrado da UERJ e ex-professor convidado da instituição, o Procurador-Geral Renan Saad destacou a importância e a atualidade do tema da aula inaugural. Segundo ele, as plataformas digitais e a chegada da inteligência artificial têm suscitado intensos debates.
"É uma honra absoluta poder participar de uma aula como essa, com esse tema, com o Ministro Barroso, que foi meu professor no Mestrado, e por muitos anos foi nosso colega de Procuradoria. As plataformas digitais e a inteligência artificial são o grande mote da atualidade", disse Renan Saad.
Durante a aula inaugural, o Ministro Luís Roberto Barroso lembrou que o mundo atual vive, desde a última década do século XX, a chamada revolução tecnológica, com a substituição das tecnologias analógicas pela digital. De acordo com o magistrado, a chegada dos computadores pessoais, dos telefones celulares inteligentes e, sobretudo, da internet, que conecta bilhões de pessoas ao redor do mundo, trouxe uma nova realidade.
"Nós vivemos sob a terceira revolução industrial. A primeira foi no século XVIII, com o uso do vapor como fonte de energia. A segunda foi na virada dos séculos XIX e XX, que é simbolizada pela eletricidade e o motor a combustão. E a terceira é a que está em curso, que é a revolução tecnológica, traduzida pela substituição da tecnologia analógica pela digital. Vivemos esse admirável mundo novo da tecnologia", destacou Luís Roberto Barroso.