Pular para o conteúdo principal
Procurador-Geral participa da cerimônia de posse da nova Presidência do TRF2
08/04/2025 - Assessoria de Imprensa PGE-RJ
Imagem Carrossel

Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ

Corpo

O Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Saad, representou o Governador Cláudio Castro na sessão solene de posse dos novos gestores do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). A solenidade, que ocorreu nesta segunda-feira (7) no Plenário da Corte, reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de advogados, amigos e familiares.

O Desembargador Luiz Paulo da Silva Araújo Filho foi empossado na Presidência do TRF2. Já a Vice-Presidência e a Corregedoria Regional da Justiça Federal passam a ser ocupadas, respectivamente, pelos Desembargadores Marcus Abraham e Firly Nascimento Filho. Eles conduzirão os rumos da Corte no biênio 2025/2027.

Representando o Governador Cláudio Castro, o Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Saad, enalteceu o trabalho do TRF2, sempre comprometido com o interesse público.

"Estar aqui é sempre gratificante. O TRF2 é composto por vários amigos Desembargadores, que sempre julgam conforme o interesse público. E é uma honra representar o Governador do Estado, Cláudio Castro. É uma deferência ao Procurador-Geral", afirmou Miguel Saad.

No discurso de posse, o novo Presidente do TRF2, Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, homenageou o antecessor, Desembargador Guilherme Calmon, e anunciou as prioridades da gestão durante o biênio 2025/2027.

“Fortalecer a noção de que o Tribunal existe para a prestação jurisdicional, quer dizer, para a sua atividade fim e, com essa atenção, deve atuar a atividade meio. Vamos também aprimorar e investir no sistema processual e-Proc. Pretendemos desenvolver e otimizar os mecanismos de processamento e, principalmente, ampliar ao máximo sua automação. Nosso objetivo é superar pontos de estrangulação, sobrecarga e demora dos processos”, destacou.

Presente na solenidade de posse, o Ministro Luís Roberto Barroso, Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou que os integrantes da nova cúpula do TRF2 saberão enfrentar os desafios da gestão com a mesma serenidade com que cumprem suas missões jurisdicionais.

“Da tributação à demarcação de terras indígenas, estamos sempre tomando decisões difíceis e delicadas, muitas vezes desagradando alguém poderoso. E não é com surpresa que o Judiciário sofre inúmeras críticas. Acho que quando são críticas justas, temos o dever de prestar atenção e nos aprimorar. Desejo aos empossandos o máximo de sucesso e que sejam todos felizes e abençoados no novo cargo", pontuou Luís Roberto Barroso.