
Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro concedeu nesta quarta-feira (17) a Medalha Pedro Ernesto ao Advogado e Professor Bruno Fernandes. A cerimônia foi realizada no plenário da Casa Legislativa e contou com a presença do Procurador-Geral do Estado, Renan Saad.
Maior honraria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a Medalha Pedro Ernesto é concedida a personalidades e instituições que se destacam em suas áreas de atuação e contribuem de forma significativa para o bem-estar da sociedade carioca. A comenda foi entregue pelo Vereador Salvino Oliveira.
"Bruno Fernandes tem a capacidade de agregar, o que, aliás, é o seu maior talento. Me sinto muito honrado de poder prestar essa justa homenagem. Que a medalha ecoe para além daqui do plenário, porque momentos como esse fortalecem as instituições e mandam uma mensagem muito clara, a de que estamos do lado daqueles que estão do lado da democracia, da Justiça e, acima de tudo, do lado do desenvolvimento da nossa sociedade", homenageou Salvino Oliveira.
Em discurso emocionado, Bruno Fernandes agradeceu aos familiares e amigos, além de todos os presentes na cerimônia. Ele também fez questão de ressaltar a relação profissional e de amizade que mantém com cada um dos integrantes que compuseram a mesa.
"Como disse o Ministro Luís Roberto Barroso, o que vale na vida são os nossos afetos. Fazendo um exercício de autoanálise, vejo que minha vida inteira foi movida pelos afetos. Os laços a que me referi com os integrantes da mesa, posso falar que são os laços que eu tenho com cada um de vocês que estão aqui hoje sentados lotando esse plenário. Quando eu olho para vocês e penso que, com todos os compromissos, todos os afazeres, vieram aqui ao Centro do Rio, em um dia útil no início da manhã, eu me sinto amado. E acho que, no fim, é isso que todos nós buscamos na vida", agradeceu.
Integrante da mesa, o Procurador-Geral do Estado, Renan Saad, destacou que Bruno Fernandes, apesar de jovem, "está à frente do seu tempo" e "consegue ter estratégias que poucos, no mundo do Direito, conseguem ter, ainda que mais experientes".
"Além de ser um amigo, sou fã incondicional do Bruno, não só como pessoa humana, mas como um excepcional advogado que ele é. Embora jovem, está à frente do seu tempo, consegue enxergar coisas que outros não enxergam. Consegue ter estratégias que poucos, no mundo do Direito, conseguem ver, ainda que mais experientes. Gostaria de saudar o Parlamento Municipal pela grande e justa homenagem. Mais do que um deferimento, acho que, na verdade, é um reconhecimento pela grandeza desse nobre e grandioso advogado", destacou Renan Saad.
Professor do homenageado, o Corregedor-Regional do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Firly Nascimento Filho, lembrou que Bruno Fernandes sempre se destacou entre os alunos do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ). "Ele foi uma das nossas joias na faculdade de Direito. Foi meu aluno e, hoje, é meu amigo. Espero que ele continue na sua trajetória brilhante", disse.
"Um enorme sentimento de alegria e de felicidade de compor essa mesa. Além de possuir um enorme e substancial conteúdo do Direito, como já falamos aqui, Bruno possui aquilo que hoje, infelizmente, é muito raro, que é a elegância de caráter", acrescentou a Desembargadora do TRF2, Cláudia Franco Corrêa.
"Bruno é um exemplo de profissional, de ser humano, que sabe empreender, mas valorizando as pessoas, a cidade do Rio de Janeiro. Fico muito feliz de poder fazer parte dessa homenagem. Acho que a Medalha Pedro Ernesto é a honraria certa, porque você representa o Rio de Janeiro, representa a nossa cidade", completou o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz.
"Acho que todos que estão aqui prestigiando o Bruno reconhecem o ser humano incrível que ele é, sabem da sua grandeza. Essa honraria é mais do que merecida. Parabéns pela homenagem", concluiu o Prefeito de Mesquita, Marotto Miranda.