
Paulo Vitor/PGE-RJ
Paulo Vitor/PGE-RJ
O Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Saad, participou nesta segunda-feira (23) da posse dos Juízes Márcio Quintes Gonçalves e Marcelo Almeida de Moraes Marinho como novos Desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). A cerimônia foi realizada no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no edifício-sede da Corte.
Marcelo Almeida de Moraes Marinho foi promovido pelo critério de antiguidade e ocupará a vaga do Desembargador Luiz Felipe de Medeiros Francisco. Já Márcio Quintes Gonçalves foi escolhido, por merecimento, para substituir o Desembargador Juarez Fernandes Folhes.
O Procurador-Geral do Estado, Renan Saad, integrou a mesa ao lado do Presidente do TJRJ, Desembargador Ricardo Couto de Castro; do Subprocurador-Geral de Justiça e Atribuição Originária, Marcelo Pereira Marques; da Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), Juíza Eunice Bitencourt Haddad; da Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Ana Tereza Basilio; e do Procurador-Geral do Município do Rio de Janeiro, Daniel Bucar.
Em discurso, o Presidente do TJRJ, Desembargador Ricardo Couto de Castro, destacou as qualidades dos novos membros da Corte. “Os dois magistrados, que passam ao cargo mais alto da carreira, possuem a virtude da prudência, da coragem e da moderação. Ambos sabem o que é Justiça", afirmou.
Marcelo Almeida de Moraes Marinho tomou posse como juiz em 1996 e atuou, entre outras, na 24ª Vara Cível e no 1º Juizado Especial Cível da Barra da Tijuca. “Foi uma longa jornada. Chegamos livres pelo mérito, pelo próprio tempo, livres como um Juiz deve ser. Chegamos no momento certo, mais serenos e mais experientes”, frisou.
Márcio Quintes Gonçalves ingressou no TJRJ em 1998, tendo atuado na 4ª Vara de Família da Comarca de Niterói e como Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, entre outras atribuições. "A posse desperta vários sentimentos: júbilo, agradecimento, continuidade evolutiva e orgulho. O cargo representa o ponto culminante da minha carreira. Reafirmo meu compromisso com a ética, a imparcialidade e busca pela justiça”, disse.