Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro promoveu nesta terça-feira (16), no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, do Tribunal de Justiça (TJRJ), a sessão solene de posse dos novos Presidente, Vice-Presidente e Corregedor do TRE-RJ. O Procurador-Geral do Estado, Renan Saad, compôs a mesa ao lado de diversas outras autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
O Desembargador Claudio de Mello Tavares foi empossado como novo Presidente TRE-RJ e estará à frente da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro até março de 2027 — ele conduzirá as Eleições 2026. Já o Desembargador Fernando Cerqueira Chagas assume a Vice-Presidência da Corte e a Corregedoria Regional Eleitoral.
No discurso de posse, Desembargador Claudio de Mello Tavares afirmou o compromisso de combater a influência do crime organizado no processo eleitoral. O Magistrado também anunciou uma aliança com diversas outras instituições, como Ministério Público Federal, Ministério Público do Rio de Janeiro, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e a Justiça Eleitoral, para a identificação e o combate a candidaturas ligadas à criminalidade.
"Candidaturas patrocinadas pelo crime organizado não terão espaço. O voto é sagrado e não pode ser comprado, coagido, manipulado ou distorcido pelas armas ou pelo dinheiro ilícito. Tudo será feito com base na lei e no devido processo legal, mas também com coragem institucional”, disse o Desembargador Claudio de Mello Tavares.
"A Justiça Eleitoral exerce um dos mais importantes direitos republicanos: o de cada cidadão expressar livremente a sua vontade por meio do voto. A responsabilidade do cargo impõe a busca da prestação de serviço público eficiente, acessível e confiável", argumentou, em discurso, o Desembargador Fernando Cerqueira Chagas.