
Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
O Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Saad, e o Subprocurador-Geral, Rogério Guimarães, participaram nesta segunda-feira (4) da cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2). A honraria é destinada a reconhecer pessoas e instituições que se sobressaem no desempenho de suas atribuições ou que tenham prestado relevantes serviços e demonstrado excepcional apreço à Justiça Federal. Foram agraciados os Desembargadores Cláudia Franco Corrêa, Rogério Tobias de Carvalho e Julio Cesar de Castilhos Oliveira Costa.
Na cerimônia, a Desembargadora Cláudia Franco Corrêa, em nome dos agraciados, destacou a importância da honraria da Corte. "É um privilégio, falo em meu nome e dos Desembargadores Rogério e Julio de Castilho, o recebimento da Medalha do Mérito Judiciário do TRF2. Partilhamos um sentimento unânime de gratidão. Isso para nós ecoa de forma muito importante. Receber tal honraria nos impulsiona, como agraciados, a renovar o juramento de lealdade a este Tribunal, à Constituição Federal e ao Estado Democrático de Direito", discursou.
O Presidente do TRF2, Desembargador Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, encerrou a cerimônia lembrando o estatuto de ética dos magistrados, que exige independência, imparcialidade, conhecimento, transparência, prudência e integridade profissional. "Eu devo confessar que toda vez que leio os deveres da Magistratura, a palavra que sempre vem à mente é galhardia. E galhardia no duplo sentido, não apenas da bravura e da coragem, como na generosidade e no altruísmo. Os três agraciados reúnem todas as qualidades mencionadas e são exemplos de magistrados", afirmou.
O Procurador-Geral do Estado, Renan Saad, integrou a mesa ao lado do Presidente do TRF2, Luiz Paulo da Silva Araújo Filho; do Vice-Presidente da Corte, Marcus Abraham; do Corregedor-Regional da Justiça Federal na 2ª Região, Firly Nascimento Filho; e do Representante da Presidência do TRF4, Roger Raupp Rios.