Pular para o conteúdo principal
PGE-RJ é finalista no Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial 2025 em duas categorias
07/10/2025 - Assessoria de Imprensa PGE-RJ
Imagem Carrossel

Corpo

A PGERJ foi indicada como finalista no Prêmio de Inovação J.Ex 2025 nas categorias:

  • Executivo de Tecnologia – Hugo Wilken Maurell (Procurador do Estado e Secretário de Gestão)

  • Escolas Judiciais - Prêmio Jurídico Acadêmico Procuradora Maria da Penha Machado Ribeiro

O Prêmio, que está em sua 6ª Edição, reconhece lideranças e projetos inovadores que transformam o Ecossistema de Justiça. A premiação ocorrerá dia 18 de novembro, onde as iniciativas são avaliadas por uma banca examinadora e as lideranças são escolhidas pelo voto popular. Em breve, divulgaremos mais informações sobre como participar da votação. Esta é a quarta edição consecutiva em que a PGE-RJ concorre como finalista ao Prêmio de Inovação J.Ex.

Executivo de Tecnologia – Hugo Wilken Maurell

Procurador do Estado e Secretário de Gestão da PGE-RJ

 

Hugo Wilken Maurell é Procurador do Estado do Rio de Janeiro, formado em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e pós-graduado em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito 4.0: Direito Digital, Proteção de Dados e Cibersegurança, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Desde sua aprovação no concurso da PGE-RJ, em 2010, atuou em diferentes frentes estratégicas da Instituição, ocupando os cargos de Procurador-Assistente da Coordenadoria-Geral das Procuradorias Regionais, Procurador-Chefe da Dívida Ativa e, atualmente, Secretário de Gestão.

À frente da Procuradoria da Dívida Ativa, Hugo reconhecia o papel transformador da tecnologia na atuação jurídica e na recuperação de créditos públicos. Sob sua liderança, o setor teve a oportunidade de iniciar um processo de transformação digital, com investimentos em ferramentas de estruturação, extração e visualização de dados, permitindo uma análise estratégica e orientada por evidências das informações da Dívida Ativa — base para a formulação de políticas de cobrança mais eficientes.

Desde que assumiu a Secretaria de Gestão, em 2024, Hugo tem conduzido um amplo programa de modernização tecnológica na PGE-RJ, que inclui o fortalecimento da infraestrutura digital, a evolução do sistema PGEDigital e o avanço no uso de inteligência artificial para aprimorar a gestão e a tramitação dos processos judiciais.

 

É também patrocinador do projeto PGE Data Driven, voltado à organização e análise de dados institucionais para consolidar uma gestão baseada em evidências, e do chatbot da Dívida Ativa, que ampliará os canais de atendimento aos contribuintes e promoverá maior eficiência no relacionamento com o público.

Mais do que implementar ferramentas tecnológicas, Hugo Wilken Maurell tem sido um agente de mudança cultural dentro da Procuradoria, incentivando equipes e lideranças a enxergarem a inovação como um instrumento essencial para modernizar a advocacia pública, fortalecer a gestão e gerar valor para a sociedade.

Prêmio Jurídico Acadêmico Procuradora Maria da Penha Machado Ribeiro

A iniciativa da Comissão de Promoção da Igualdade de Gênero junto com o Centro de Estudos Jurídicos da PGE-RJ é uma forma de homenagem a Maria da Penha Machado Ribeiro, que foi a primeira mulher aprovada no concurso para Procurador do Estado da história da instituição. Ela foi a única mulher aprovada no 1 Concurso, realizado em 1962, e faleceu em 2023, aos 97 anos. A escolha de seu nome ajuda a resgatar a história institucional da PGE no tema da igualdade de gênero e a refletir sobre os avanços e os desafios que ainda persistem.

“O Prêmio Maria da Penha é mais do que um concurso; é um instrumento de memória institucional e de promoção ativa da igualdade. Ser finalista do Prêmio Inovação J.Ex é um reconhecimento da importância de usarmos a pesquisa acadêmica como ferramenta para avançar a discussão de gênero na Advocacia Pública. Com a segunda edição do Prêmio Jurídico em andamento, honramos a história de pioneiras como Maria da Penha, enquanto incentivamos as novas gerações a construir um futuro mais equânime para todas”, destaca Fernanda Mainier, Presidente da Comissão de Promoção da Igualdade de Gênero da PGE-RJ.

 

2ª Edição com Inscrições Abertas

Lançada em 2023 com cinco trabalhos premiados, a segunda edição do Prêmio Jurídico Acadêmico Procuradora Maria da Penha Machado Ribeiro já está com inscrições abertas até 28 de outubro de 2025.

O objetivo é incentivar a produção de trabalhos jurídicos sobre o tema “mulheres, gênero e políticas públicas”. O concurso é voltado para graduandos(as) e graduados(as) e premiará os melhores artigos com valores em dinheiro (três a dez mil reais) e a publicação na Revista da PGE-RJ. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: premiojuridicocejur@pge.rj.gov.br.