Pular para o conteúdo principal
Campanha “Advocacia Solidária” encerra arrecadação na PGE-RJ após 60 dias de mobilização
26/08/2025 - Assessoria de Imprensa PGE-RJ
Imagem Carrossel

Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ

Corpo

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) encerrou, nesta segunda-feira, (25/08), a campanha Advocacia Solidária, que, ao longo de 60 dias, arrecadou doações de latas de leite em pó, fraldas, absorventes, sabonetes, escovas e pastas de dente, desodorantes, aparelhos de depilação e produtos de limpeza básica.
​A iniciativa, realizada em parceria com a OAB-RJ e a ONG Lugar de Aconchego Menino Mathias, teve como objetivo auxiliar mães de crianças em tratamento contra o câncer, que enfrentam diariamente grandes desafios para manter o cuidado com seus filhos.

O Procurador-Geral do Estado, Renan Saad, destacou a importância da continuidade de ações como esta:

— “Hoje estamos encerrando a campanha em prol de crianças com câncer, em parceria com a ONG Lugar do Aconchego, que cuida de mães que vivem com seus filhos o tratamento do câncer infantojuvenil. A campanha se encerra no âmbito da Procuradoria, mas é uma campanha de solidariedade que tem que estar aberta a todos e sempre. Não é uma luta momentânea, mas uma luta constante. Podem contar sempre com a PGE”.

A Presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basilio, também reforçou o valor da mobilização:

— “Gostaria de parabenizar a Procuradoria pela realização dessa importante campanha ‘Advocacia Solidária’, ajudando crianças que estão sofrendo de câncer. Esse apoio da OAB, junto com outros órgãos, reforça muito essa campanha. Vamos continuar ajudando. É muito importante que a advocacia tenha essa visão solidária e social e que a gente dê auxílio a essas mães. Parabéns ao Procurador-Geral do Estado por ter aderido e abraçado essa causa”.

Também estiveram presentes no encerramento Alcilene Moreira (Coordenadora da Comissão de Enfrentamento e Combate à Violência contra Mulher e Delegada de Prerrogativas da OAB/RJ), Alessandra Lamha (Conselheira e Secretária-Geral do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-RJ e Presidente da Comissão da Justiça Federal da OAB-RJ), Maya Barreto e Giovanna Eugênio (da ONG Lugar de Aconchego Menino Mathias), Leonardo Iorio (Professor e Diretor de Pós-Graduação da Universidade Cândido Mendes) e Julia Gomes Saad (advogada, membro da Comissão da OAB Jovem e do Tribunal de Ética da OAB/RJ).

Campanhas como esta demonstram o poder transformador da união entre instituições públicas, sociedade civil e voluntários, formando redes de cuidado e acolhimento que fazem diferença real na vida de quem mais precisa.