
Os trabalhos acadêmicos dos Procuradores Marco Antonio dos Santos Rodrigues e Rodrigo de Almeida Távora, da PGE-RJ, premiados no XIII Fórum de Lisboa, foram citados em artigo escrito pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STF) e Coordenador da FGV Justiça, Luis Felipe Salomão, e pela Professora Associada do Curso de Direito da Universidade Federal Fluminense/Volta Redonda e Pesquisadora Colaboradora da FGV Justiça, Renata Braga. O texto foi publicado nesta segunda-feira (18) no site Consultor Jurídico.
No artigo "Ecos do Fórum de Lisboa: Inovações na Ciência do Direito", os autores destacam a importância que a pesquisa acadêmica teve no XIII Fórum de Lisboa. O encontro, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário — FGV Justiça, da Fundação Getúlio Vargas, ocorreu entre os dias 2 e 4 de julho na capital portuguesa.
No texto, Luis Felipe Salomão e Renata Braga lembram que, neste ano, "houve uma grande inovação entre as diversas atividades do encontro". Os autores citam as Mesas de Pesquisa, realizadas no dia 3 de julho e que tiveram "o objetivo de fomentar a pesquisa interdisciplinar no contexto internacional".
Dividida em três eixos temáticos — "Direito, Economia e Inovação na Era Digital"; "Democracia e Direitos Humanos na Sociedade Tecnológica"; e "Sustentabilidade e Justiça Social na Reconstrução do Futuro" —, as Mesas de Pesquisa receberam 84 artigos acadêmicos escritos por pesquisadores de diversas instituições. Destes, 21 textos foram apresentados pelos próprios autores em um painel dentro da programação oficial.
"Ao reunir pesquisadores de diversas formações e origens, as Mesas de Pesquisa do XIII Fórum de Lisboa reafirmam a importância da pesquisa acadêmica como um instrumento de transformação social e promoção do debate plural, crítico e comprometido com as necessidades e os desafios da sociedade na era inteligente", diz o artigo.
No Fórum de Lisboa, o Procurador Marco Antonio Rodrigues conquistou o primeiro lugar, no eixo temático "Democracia e Direitos Humanos na Sociedade Tecnológica", com o artigo "Plataformas Digitais de Solução de Controvérsias, Acesso à Justiça e Interesse de Agir". Já o Procurador Rodrigo de Almeida Távora ficou com a primeira colocação, no eixo temático "Sustentabilidade e Justiça Social na Reconstrução do Futuro", com o artigo "A Adoção de Práticas Sustentáveis Pelas Empresas e a Responsabilidade Civil dos Administradores".
O artigo completo pode ser acessado no link — https://www.conjur.com.br/2025-ago-18/ecos-do-forum-de-lisboa-inovacoes-na-ciencia-do-direito/