Pular para o conteúdo principal
Professores da Universidade de Milão participam de seminário na PGE-RJ
04/09/2025 - Assessoria de Imprensa PGE-RJ
Imagem Carrossel

Paulo Vitor/PGE-RJ

Corpo

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro promoveu nesta quarta-feira (4), no Centro Cultural PGE-RJ, o seminário “Direito Civil: Diálogos Brasil-Itália”. O evento foi organizado pelo Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), pela Faculdade de Direito da UERJ e pela Università degli Studi di Milano.

A abertura do seminário foi feita pelo Procurador-Geral do Estado, Renan Saad. "É uma honra muito grande receber nossos professores da Itália. A Procuradoria Geral do Estado se enche de orgulho pelo Centro de Estudos Jurídicos. Esse encontro reitera a tradição da PGE-RJ em promover eventos tanto sobre direito público quanto sobre direito privado", destacou.

Em seguida, o Procurador-Chefe do CEJUR e Diretor da Faculdade de Direito da UERJ, Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho, ressaltou a importância da parceria institucional entre a PGE-RJ, a UERJ e a Università degli Studi di Milano. "A Procuradoria, sediando esse evento e com esses parceiros, prioriza a formação acadêmica e valoriza a experiência estrangeira, tudo a bem da atuação prática de seus integrantes, a demonstrar a importância de um olhar para o que se faz fora do Brasil, especialmente para um centro tão importante da cultura europeia", afirmou.

"Para os amigos italianos, eu gostaria de agradecer muito a presença de cada um de vocês. É muito importante essa visita de vocês aqui na Procuradoria Geral do Estado e também, ontem, na UERJ", disse o Professor da UERJ, Gustavo Tepedino.

A Professora da Università degli Studi di Milano, Chiara Tenella Sillani, também ressaltou a importância do intercâmbio entre Brasil e Itália. "Não me sinto como uma estrangeira. Estamos ligados pela história, natureza e pela economia. A relação entre os países é muito próxima. E, em um mundo globalizado, enfrentamos problemas comuns", pontuou.

O seminário teve palestras dos Professores Elisabetta Panzarini, Giovanni Marini, Pier Filippo Giuggioli e Adriano Curti, todos da Università degli Studi di Milano.

HOMENAGEM
Antes da abertura do seminário, foi inaugurada a Sala Professor Ricardo César Pereira Lira, da Escola Superior de Advocacia Pública (ESAP). A inauguração teve a presença do filho do homenageado, o Advogado José Ricardo Pereira Lira.

"É uma singela homenagem ao Professor Ricardo César Pereira Lira, pela sua grandiosidade, por tudo que ele representou, não só pela Procuradoria Geral do Estado, mas também pela atividade acadêmica como um todo, pela UERJ, pelos seus alunos. Eu mesmo tive algumas aulas com ele e fomos muito amigos. É com muita honra que a PGE-RJ concede essa homenagem", disse o Procurador-Geral do Estado, Renan Saad.

"Eu agradeço imensamente a homenagem e fico emocionado porque, entre os muitos legados que ele deixou, um deles está aqui, com todos vocês que tiveram a oportunidade de conviver com ele, alunos que o adoravam, e como ele que também adorava cada um dos que estão presentes aqui. Muito obrigado", agradeceu o Advogado José Ricardo Pereira Lira.