Pular para o conteúdo principal
PGE-RJ promove seminário em homenagem ao Professor Marco Aurélio Greco
28/11/2025 - Assessoria de Imprensa PGE-RJ
Imagem Carrossel

Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ

Corpo

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro promoveu nesta sexta-feira (28), no Centro Cultural PGE-RJ, o Seminário em Homenagem ao Professor Marco Aurélio Greco. Organizado pelo Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) e com coordenação científica do Procurador Marcos Bueno Brandão e do Professor Sergio André Rocha, o evento debateu o Direito Tributário e destacou a relevância e o legado do homenageado.

Na abertura, o Procurador-Chefe do CEJUR, Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho, lembrou que o Professor Marco Aurélio Greco dispensa apresentações e que o evento é uma "justa e merecida homenagem", onde seriam debatidas diversas reflexões sobre o Direito Tributário.

"Estamos aqui para dar início a uma sequência de palestras, um grande evento que eu reputo histórico, uma homenagem justa, merecida, ao Professor Marco Aurélio Greco, que dispensa apresentações. Em nome da Procuradoria Geral do Estado, do Centro Estudos Jurídicos, é um prazer abrir esse dia inteiro dedicado às reflexões do Direito Tributário. Temos aqui grandes professores nessa área e eu agradeço a presença de todos que vieram, que responderam ativamente ao convite", disse Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho.

"É uma alegria para a gente estar aqui e fico muito feliz pela Procuradoria ter aberto as portas para essa homenagem. Para mim, é difícil falar do Professor Marco Aurélio Greco. Eu poderia passar o dia inteiro falando dele, pois é um presente que eu ganhei na minha trajetória acadêmica. Digo que é um presente não merecido.  Agradeço por tudo que você tem feito por mim, não só academicamente, mas pessoalmente", destacou o Professor Titular da UERJ, Sergio André Rocha.

"Eu agradeço imensamente por estarem aqui e também a todos que viabilizaram o terceiro maior sonho de toda pessoa que escreve. O primeiro sonho é ser lido. O segundo sonho é, de alguma forma, influenciar, de alguma forma ser partícipe da criação, da construção. O terceiro grande sonho é ser estudado. O interessante é que, aos poucos, lendo os artigos que têm sido escritos, percebo que cada autor 'enxerga' diferente do que eu escrevi", agradeceu o Professor Marco Aurélio Greco.

Após a abertura, o Procurador de Estado Marcos Bueno Brandão presidiu a mesa que teve como palestrantes o Professor da UERJ, Carlos Alexandre Campos; a Conselheira do CSRF, Maria Carolina Maldonado Mendonça Kraljevic; a Procuradora de Estado Natália Faria de Souza e o Professor Ricardo Lodi Ribeiro.

Em seguida, tendo como presidente de mesa a Desembargadora do TJRJ, Flavia Romano De Rezende, houve palestras do Professor da PUC-PR, André Folloni; do Professor da UFRGS, Arthur Maria Ferreira Neto; da Juíza do TJRJ, Leticia D’Aiuto Michelli; e do Professor Marciano Seabra de Godoi.

Fechando o seminário, foi apresentada a palestra "Temas Relevantes no CARF", presidida pela Conselheira da entidade, Gisela Gadelha, e que contou com as participações dos também Conselheiros Efigênio Freitas Júnior, Aline Cardoso Faria, Diljesse de Moura Vasconcelos e Laura Borges, além do Conselheiro do CSRF, Luis Henrique Toselli.

O seminário também serviu para o lançamento do livro "Direito Tributário na Obra de Marco Aurélio Greco", que teve coordenação do Professor Sergio André Rocha.