Pular para o conteúdo principal
PGE-RJ presta homenagem à Procuradora Maria Beatriz Freitas de Oliveira
10/11/2025 - Assessoria de Imprensa PGE-RJ
Imagem Carrossel

Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ

Corpo

A Sala do Conselho da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro ficou repleta de Procuradores e Servidores que se reuniram na manhã desta segunda-feira (10/11) para homenagear a Procuradora Maria Beatriz Freitas de Oliveira, em um encontro marcado por emoção, gratidão e afeto. A cerimônia contou também com a presença de sua filha, Maria Luiza Freitas de Oliveira, que acompanhou, orgulhosa, as homenagens prestadas à mãe.

O Procurador-Geral do Estado, Renan Miguel Saad, abriu a cerimônia ressaltando a honra de conduzir o ato simbólico de despedida:

“Para mim, como Procurador-Geral, é uma grande honra poder, neste momento, fazer esse ato simbólico de despedida, até porque Maria Beatriz foi uma das que me receberam quando tomei posse como Procurador do Estado”.

Em seguida, o Procurador-Geral leu um breve resumo da trajetória profissional da homenageada, lembrando que sua carreira foi marcada pela amizade, pelo respeito e pela admiração de colegas Procuradores e Servidores:

“O que não está no papel está, na verdade, no coração de todos nós. Além de tudo — e acima de tudo — Maria Beatriz é um grande ser humano, uma pessoa extraordinária, uma amiga para todos os momentos. Nos momentos de dificuldade, ela está ao seu lado; na alegria, também. Em todos os momentos, Maria Beatriz está sempre conosco”.

O Subprocurador-Geral do Estado, Joaquim Rohr, também se dirigiu à homenageada com palavras de reconhecimento e afeto:

“É uma honra pessoal estar presente neste momento. A Maria Beatriz, para quem não sabe, é amiga da minha mãe. É uma pessoa muito especial para mim e uma honra estar aqui diante de alguém que representou tanto para esta Casa. Esta é apenas uma pequena homenagem diante do muito que você entregou para esta instituição. Eu só queria agradecer. Muito honrado de estar aqui podendo prestar essa homenagem. Muito obrigado”.

O Subprocurador Rogério Guimarães destacou o vínculo profissional e humano construído ao longo dos anos, com lembranças pessoais da convivência:

“É extremamente gratificante participar deste momento. É uma despedida, mas você continua sendo parte da Casa. Você deixou uma contribuição enorme, e todos nós nos sentimos privilegiados por termos trabalhado ao seu lado. Também fui recebido por você, lembro bem. Quando cheguei à Procuradoria, você estava na Secretaria do Meio Ambiente, em Volta Redonda, e sempre me ofereceu suporte, orientação e generosidade naquele início de caminhada. Essa é a Maria Beatriz que todos nós conhecemos: presente, atenciosa e comprometida".

Outros Procuradores e Servidores também fizeram uso da palavra para homenagear Maria Beatriz, exaltando sua dedicação, firmeza, comprometimento e elegância na condução de uma trajetória exemplar dentro da PGE-RJ.

A Corregedora-Geral da PGE, Procuradora Ana Alice de Oliveira, expressou sua admiração:

“Sou profundamente grata pela generosidade, pelo acolhimento e pela parceria. Trabalhar ao seu lado foi, acima de tudo, uma experiência humana e profissional marcante, com carinho e muita admiração por você”.

A Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro (APERJ), Procuradora Cristina Francesconi, falou sobre a inspiração que Maria Beatriz representa para gerações diferentes dentro da carreira:

“Beatriz entrou em 1990, eu entrei em 2010, e isso mostra como o amor à Procuradoria é algo que atravessa gerações. Não importa quando a gente chega nem quando se despede: o que nos une é esse sentimento profundo de pertencimento e de entrega à instituição. Ver alguém que, assim como eu, sente esse desejo quase incontrolável de permanecer contribuindo, de só sair sendo expulsa, enche meu coração de esperança e fé — não só na vida, mas também neste Estado e nessa carreira que amamos tanto".

Antes da entrega da placa em sua homenagem, a Procuradora Maria Beatriz Freitas de Oliveira agradeceu emocionada:

“Agradeço esta homenagem, que marca o término da minha carreira como Procuradora do Estado. Sinto muito orgulho dessa trajetória. Desde que soube da aprovação no concurso, fui muito feliz na PGE. Foram muitos anos de trabalho dedicados à causa pública, de muito aprendizado e com a certeza do dever cumprido. Cada um de vocês teve importância para que eu pudesse desempenhar meu trabalho e sempre farão parte da minha história. Fica uma saudade muito grande, com muito carinho para todos”.

O encontro foi um reflexo da admiração e do respeito que Maria Beatriz construiu ao longo de sua sólida carreira na PGE-RJ — uma trajetória pautada pela ética, pela competência e pela humanidade.

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro agradece à Procuradora Maria Beatriz Freitas de Oliveira por sua valiosa contribuição à instituição e deseja felicidades nesta nova etapa da vida, com o mesmo brilho e leveza que marcaram sua jornada na PGE.