
Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) empossou nesta quarta-feira (1º) 30 novos juízes que foram aprovados no 50º Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira. A cerimônia foi realizada no Plenário Ministro Waldemar Zveiter e teve a presença do Subprocurador-Geral do Estado, Joaquim Rohr.
"A posse de novos juízes representa não apenas a renovação da confiança no sistema judiciário, mas também o fortalecimento da democracia e da Justiça. Cada juiz empossado assume a responsabilidade de garantir que os direitos dos cidadãos sejam respeitados, sempre com imparcialidade e compromisso com a verdade, elementos essenciais para a manutenção do Estado de Direito", destacou o Subprocurador-Geral do Estado, Joaquim Rohr.
Em discurso, o Presidente do TJRJ, Ricardo Couto, parabenizou os recém-empossados e destacou a importância do Poder Judiciário, que "exerce papel fundamental na sociedade". O Desembargador também enumerou as qualidades que devem ser inerentes aos novos juízes que chegam à Corte.
"Prestar atenção, analisar e atuar com eficiência, seriedade e discrição: é o que esperamos de vocês que, hoje, ingressam na Magistratura. O Judiciário se coloca firme no movimento pela democracia e, ao se portar com firmeza, vem cumprindo sua missão. Estamos aqui em uma posse representativa deste Poder, que simboliza o ideal de liberdade e a força pela democracia e pelos direitos", disse o Desembargador Ricardo Couto.
Recém-empossado, o Juiz João Zacharias de Sá discursou em nome dos colegas — 18 homens e 12 mulheres, oriundos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Paraná e Pernambuco. Ele agradeceu o apoio dos familiares e amigos, e lembrou que o exercício da Magistratura "simboliza a concretização da Justiça".
“Unimos, hoje, nossas histórias sob o mesmo propósito: sermos instrumentos de paz, de equilíbrio e de esperança. Que esta toga nunca seja símbolo de poder, mas de serviço. Não esqueçamos de permanecer conscientes de que somos, antes de tudo, servidores do povo. A Magistratura simboliza a concretização da Justiça em sua forma mais nobre”, afirmou João Zacharias de Sá.
Além do Subprocurador-Geral do Estado, Joaquim Rohr, e do Presidente do TJRJ, também compuseram a mesa os Desembargadores Luiz Zveiter, Ex-Presidente do TJ-RJ e decano da Corte; Claudio Brandão, Corregedor-Geral de Justiça; Maria Angélica Guedes, 2ª Vice-Presidente do TJRJ; Cláudio dell’Orto, Diretor-Geral da Escola da Magistratura do Estado (EMERJ); Denise Nicoll, Presidente da Mútua dos Magistrados; a Deputada Estadual Tia Ju; a Diretora-Adjunta da AMAERJ, Rita de Cássia Vergette Correia Aidar; a Presidente da AMAERJ, Eunice Bitencourt Haddad; o Procurador-Geral do Município do Rio de Janeiro, Daniel Bucar; o Procurador-Geral de Justiça do Estado, Antonio José Campos Moreira; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Márcio Pacheco; e o Defensor Público-Geral, Paulo Vinícius Cozzolino Abrahão.