Pular para o conteúdo principal

Alerj concede diploma Abdias Nascimento ao Procurador Augusto Werneck

14/05/2025 - Assessoria de Imprensa PGE-RJ

Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ

Corpo

O Procurador Augusto Werneck recebeu nesta quarta-feira (14) o Diploma Abdias do Nascimento, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A honraria foi entregue pelo Deputado Estadual Carlos Minc em evento realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

O diploma reconhece a trajetória do Professor da PUC-Rio e Procurador da PGE-RJ na promoção de políticas de ação afirmativa no ensino superior. Augusto Werneck, ao lado da Educafro, teve importante papel na criação e implantação do programa de cotas raciais nas universidades brasileiras.

Segundo o Procurador Augusto Werneck, as ações afirmativas fazem parte, na verdade, de uma luta coletiva travada ao longo dos anos. Ele acrescenta ainda que a coletividade não é formada somente por pessoas, mas também pelas instituições que passaram a adotar as cotas raciais.

"Acho que as ações afirmativas são uma obra coletiva. Então, se eu sou hoje objeto de algum tipo de reconhecimento, é um reconhecimento de uma obra coletiva que, evidentemente, foi feita por muitas pessoas, antes e depois de mim, e de instituições. E mostra também que esse pioneirismo da PUC-Rio entre as universidades foi seguido pela Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro do ponto de vista das instituições públicas. Acredito que esse momento deva servir de inspiração para as pessoas que ainda virão", destacou o Augusto Werneck.

De acordo com o Deputado Estadual Carlos Minc, passados dez anos da adoção das cotas no ensino superior, o resultado deve ser mais do que comemorado, principalmente por fortalecer uma sociedade democrática e antirracista.

"Estudos acadêmicos mostram que nesses dez anos, o aproveitamento médio dos cotistas é idêntico ao dos não cotistas, mas com uma grande vantagem: o nível de evasão é 35% menor. As pessoas agarram a oportunidade e vão. Augusto Werneck merece toda a nossa homenagem e respeito", afirmou Carlos Minc.

Coordenadora de Graduação de Direito da PUC-Rio, Caitlin Mulholland lembrou a importância do Procurador e Professor Augusto Werneck em levar a pauta das ações afirmativas para os debates políticos. "Podemos dizer que ele foi o responsável pela inclusão dessa pauta que, depois, levou à adoção de políticas afirmativas nas instituições de educação superior no Estado do Rio de Janeiro e sua ampliação para o resto do país", disse.

Em pronunciamento em vídeo, o Fundador e Diretor-Executivo da Educafro, Frei David Santos, lembrou que o Procurador Augusto Werneck chegou à instituição como voluntário há 25 anos e, ao longo do tempo, defendeu "com unhas e dentes" as cotas raciais nas universidades.

"O trabalho bem feito na defesa das cotas na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), naquela época, permitiu que hoje mais de 90% das universidades públicas federais e estaduais do Brasil tenham cotas. Foi um trabalho local, mas que teve influência nacional", disse Frei David.