Pular para o conteúdo principal
Passado e presente do Convento do Carmo são tema de exposição no Centro Cultural PGE-RJ
15/09/2025 - Assessoria de Imprensa PGE-RJ
Imagem Carrossel

Corpo

O Centro Cultural PGE-RJ vai inaugurar no próximo dia 18 de setembro a exposição "Convento do Carmo — Rio de Janeiro, Ontem e Hoje". A mostra apresentará, por meio de painéis, com textos e fotografias antigas, a importância do espaço na história da cidade do Rio de Janeiro e do Brasil. 

Na exposição, serão apresentadas as diferentes utilizações do Convento do Carmo ao longo dos séculos. Situado na Praça XV, o prédio teve sua obra iniciada pelos frades Carmelitas, entre 1590 e 1619, servindo de moradia religiosa por quase 200 anos. Em 1808, com a chegada da Corte Portuguesa, o edifício passa a ser a residência da Rainha D. Maria I, que faleceu no local, aos 81 anos, em 1816. 

"O Convento do Carmo é uma das joias arquitetônicas do nosso passado colonial e que resistiu ao longo dos séculos. É uma honra para a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro ter esse prédio histórico como Centro Cultural da PGE-RJ, promovendo a cultura e o conhecimento jurídico", destaca o Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Saad, lembrando que o espaço abriga ainda o Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR) e a Escola Superior de Advocacia Pública (ESAP).

Curadora da exposição, Cecília Fortes destaca que também serão apresentadas outras facetas do Convento do Carmo, que abrigou, no reinado de D. Pedro II, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), e, já no século XX, foi sede da Academia de Comércio do Rio de Janeiro e da Faculdade de Direito Cândido Mendes, sendo reintegrado ao patrimônio do Estado do Rio de Janeiro em 2011. Após quatro anos de minuciosa obra de restauração, quando foram encontrados diversos objetos históricos, como fragmentos de louças, leques, adornos e até mesmo ossos humanos e de animais, o espaço foi inaugurado como Centro Cultural PGE-RJ, em 2022. 

“Nós recebemos um número grande de visitantes interessados em conhecer a história deste lindo edifício onde o Centro Cultural PGE-RJ está localizado. Muitos participam do tour guiado, com a nossa equipe de monitores de história, e ficam impressionados com a arquitetura do espaço, gostam de ver fotos antigas e ouvir curiosidades sobre as diferentes ocupações do prédio ao longo de seus quatro séculos de existência. Passados três anos da abertura do centro cultural, achamos importante organizar uma exposição sobre a história do edifício, que é também uma aula sobre a história da cidade do Rio de Janeiro", pontua Cecília Fortes. 

Outra atração do Convento do Carmo é a Biblioteca Marcos Juruena Villela Souto (BMJVS). Com mais de 30 mil obras, muitas delas raras, o acervo reúne as coleções de Francisco Campos, de Philadelpho Azevedo, de Octavio Tarquinio de Sousa e Lucia Miguel Pereira, de Raymundo Faoro, de Diogo de Figueiredo Moreira Neto, de Letácio Jansen, de Onurb Couto, de Ricardo Lobo Torres e de Silvio Goldgewicht.

Cecília Fortes destaca também que uma das preciosidades do Convento do Carmo é a Biblioteca Octavio Tarquinio de Sousa e Lucia Miguel Pereira, que foi doada pelo neto do casal, Antônio Gabriel de Paula Fonseca Júnior, e reúne cerca de 8 mil livros, além de parte da mobília original e um retrato do ex-Ministro pintado por Cândido Portinari. 

"Ainda este ano será inaugurada uma escultura em homenagem ao casal. Feita em bronze e assinada pelo escultor Edgar Duvivier, a obra ficará instalada no hall de entrada do Centro Cultural PGE-RJ", conta Cecília Fortes.

SERVIÇO
Exposição: Convento do Carmo — Rio de Janeiro, Ontem e Hoje
Abertura: 18 de setembro, de 17h às 19h
Visitação: de 19 de setembro a 1º de novembro de 2025
Horário: De terça a sábado, das 10h às 18h, exceto feriados
Local: Centro Cultural PGE-RJ, antigo Convento do Carmo
Endereço: Rua Primeiro de Março, S/Nº, Praça XV, Centro