
Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ
O Centro Cultural PGE-RJ recebeu nesta segunda-feira (4) o advogado e escritor José Roberto de Castro Neves. Professor da PUC-Rio e da FGV, o mais novo membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) participou da primeira edição do "Quintas do Carmo – Série Literária", iniciativa vinculada às ações comemorativas da escolha da cidade do Rio de Janeiro como Capital Mundial do Livro.
"É uma imensa satisfação termos um convidado tão ilustre, o mais novo membro da Academia Brasileira de Letras. E inaugurando o projeto 'Quintas do Carmo — Série Literária'. Esse bate-papo é um presente para a Procuradoria e para a cidade do Rio de Janeiro, recém-eleita como a Capital Mundial do Livro, além de se constituir numa singela homenagem da PGE ao Professor José Roberto", disse o Procurador-Chefe do CEJUR, Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho, acrescentando que a próxima edição do "Quintas do Carmo – Série Literária" será no dia 11 de setembro.
No bate-papo, Castro Neves falou sobre o intercâmbio entre o Direito e a literatura, e também destacou como os escritores, ao longo dos séculos, utilizaram os diversos temas jurídicos em suas obras, criando clássicos literários mundiais. Ele citou como exemplo Cícero, Ésquilo, Johann Wolfgang von Goethe, Franz Kafka, Stendhal, William Shakespeare e Machado de Assis, além de autores que eram advogados, como Monteiro Lobato, Jorge Amado e Gonçalves Dias, entre outros.
"Pela literatura, a gente conhece a nossa história, faz saber quem a gente é e entender o nosso papel na sociedade. É com a literatura que passamos a ter acesso a outros pontos de vista, o que é fundamental para nossa criação, para estimular o conceito de empatia e a capacidade de se colocar no mundo", pontuou Castro Neves.
Eleito em 29 de maio para a cadeira número 26 da Academia Brasileira de Letras (ABL), no lugar do professor, advogado, jornalista e poeta Marcos Vilaça, Castro Neves é autor de mais de 20 livros. Entre as obras de Castro Neves, que transitam entre o Direito, literatura, História e artes, estão "Medida por Medida: o Direito em Shakespeare" e "Como os Advogados Salvaram o Mundo", além do recente romance "Ozymandias".