Pular para o conteúdo principal
Centro Cultural PGE-RJ inaugura exposição que convida o público a refletir sobre a percepção da passagem do tempo
17/07/2026 - Jacqueline Costa Lazera/PGE-RJ
Imagem Carrossel

Rodrigo Moreira/PGE-RJ

Corpo

A exposição "Só um minuto?" foi apresentada ao público na noite desta quinta-feira (16/07), no Centro Cultural PGE-RJ, pelo Procurador-Geral do Estado, Bruno Dubeux, pela curadora Cecília Fortes e pelo Procurador-Chefe do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur), Anderson Schreiber. Em breves pronunciamentos, os três deram as boas-vindas aos convidados e destacaram a proposta da mostra, que reúne obras físicas e digitais de artistas brasileiros de diferentes gerações para provocar uma reflexão sobre a percepção da passagem do tempo.

Em seu discurso de abertura, Bruno Dubeux ressaltou a consolidação do projeto cultural da instituição, iniciado em 2022, e o papel que a PGE-RJ vem desempenhando na promoção da cultura e na revitalização do Centro do Rio.

“É uma alegria enorme da Procuradoria receber todos aqui para inaugurar mais uma exposição. Desde 2022, a PGE vem cumprindo um papel importante na promoção da cultura no Centro da cidade, buscando contribuir para o resgate da vida nesta região”.

O Procurador-Geral também destacou o trabalho desenvolvido por Cecília Fortes à frente da curadoria das exposições e prestou uma homenagem a Anderson Schreiber, lembrando sua contribuição para a criação e o fortalecimento do Centro Cultural PGE-RJ.

Em seguida, Cecília Fortes agradeceu o envolvimento de todos da PGE, ressaltando que o Centro Cultural é resultado de um esforço coletivo. Ao apresentar a exposição, ela explicou que a ideia da mostra surgiu da vontade de ampliar para o público uma reflexão já debatida internamente na PGE-RJ: a sensação permanente de falta de tempo, que pode levar à ansiedade. Segundo ela, a arte oferece um caminho sensível para pensar essas questões.
         
“O que é essa percepção da passagem do tempo que parece estar sempre escapando da gente? A arte permite abordar esse tema de forma mais subjetiva, poética e metafórica, trazendo essa reflexão para as nossas vidas”.

A curadora lembrou ainda que uma das diretrizes do Centro Cultural PGE-RJ é promover exposições coletivas que aproximem artistas consagrados e novos talentos. Em "Só um minuto?", todos os artistas convidados têm o tempo como eixo central de suas pesquisas. A mostra reúne nomes como Lenora de Barros, Anna Maria Maiolino e Manuela Navas, entre outros artistas que utilizam diferentes linguagens e técnicas. Organizada em três núcleos, a exposição reúne produções que recorrem à observação da natureza, trabalhos que têm a memória como elemento central de reflexão e obras que utilizam metáforas e questionamentos filosóficos para pensar a passagem do tempo.