Pular para o conteúdo principal
Centro Cultural PGE inaugura exposição sobre a história do Convento do Carmo
19/09/2025 - Assessoria de Imprensa PGE-RJ
Imagem Carrossel

Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ

Corpo

O Centro Cultural PGE-RJ inaugurou nesta quinta-feira (18) a exposição "Convento do Carmo — Rio de Janeiro, Ontem e Hoje". Por meio de painéis, com textos e fotografias antigas, a mostra conta a história, desde a sua construção até aos dias atuais, de um dos prédios mais antigos da cidade do Rio de Janeiro.

“O Convento do Carmo é uma das construções de maior relevância da nossa cidade, é um prédio cuja história merece ser contada. Uma exposição que o apresentasse era exatamente o que faltava. As nossas equipes da PGE-RJ estão de parabéns pela iniciativa e pela execução da ideia. Convido a todos que venham desfrutar o que foi montado com muito carinho”, destaca o Subprocurador-Geral do Estado, Rogério Guimarães.

Na exposição, são apresentadas as diferentes utilizações do Convento do Carmo ao longo de quatro séculos de existência. Com obra iniciada entre 1590 e 1619 pelos frades Carmelitas, o prédio serviu de moradia religiosa por quase 200 anos até a chegada da Família Real, em 1808, quando passou a ser a residência da Rainha D. Maria I, que faleceu no local em 1816, aos 81 anos.

Tendo abrigado o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) durante o reinado de D. Pedro II, o Convento do Carmo também foi sede da Academia de Comércio do Rio de Janeiro e da Faculdade de Direito Cândido Mendes, no século XX. Em 2011, é reintegrado ao patrimônio do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2022, após quatro anos de obras de restauração, o Convento do Carmo é reinaugurado como Centro Cultural PGE-RJ. "O grande desafio da obra de restauração foi agregar as demandas de modernização da infraestrutura, como ar-condicionado, instalações elétricas e hidrossanitárias, e adequar a acessibilidade com novos elevadores e escada, respeitando, é claro, a arquitetura de 400 anos", lembra a Gerente de Arquitetura, Projetos e Obras da PGE-RJ, Patricia Gullo, responsável pela execução do restauro.

“A história do Convento do Carmo se mistura com a da própria cidade do Rio de Janeiro. Então, no fundo, é um edifício que viu a história acontecer, é o nosso passado e é muito importante conhecermos. Muitas pessoas não sabem da importância do prédio. Faz três anos que a gente inaugurou o Centro Cultural e achamos que era um bom tema fazer uma exposição histórica e institucional. A exposição é uma aula de história”, destaca a curadora do Centro Cultural PGE-RJ, Cecília Fortes.

A exposição apresenta ainda obras raras do acervo do casal Octávio Tarquínio de Sousa e Lúcia Miguel Pereira, que fazem parte da Biblioteca Marcos Juruena Villela Souto (BMJVS). Entre as preciosidades, dedicatórias de autores ilustres, como Monteiro Lobato no livro “Reinações de Narizinho”, Carlos Drummond de Andrade em “Claro Enigma”, e Gilberto Freyre em “Casa-Grande e Senzala”.

A exposição fica em cartaz no Centro Cultural PGE-RJ até o dia 1º de novembro. Após o encerramento, a mostra passará a fazer parte do tour guiado pelo Convento do Carmo.

SERVIÇO
Exposição: Convento do Carmo — Rio de Janeiro, Ontem e Hoje
Visitação: de 19 de setembro a 1º de novembro de 2025
Horário: De terça a sábado, das 10h às 18h, exceto feriados
Local: Centro Cultural PGE-RJ, antigo Convento do Carmo
Endereço: Rua Primeiro de Março, S/Nº, Praça XV, Centro