Home > Imprensa > Notícias
01 de julho de 2022
Pela Primeira Vez na História da PGE-RJ Uma Mulher Assume o Cargo de Corregedora-Geral
Facebook Twitter
Pela Primeira Vez na História da PGE-RJ Uma Mulher Assume o Cargo de Corregedora-Geral

Tomaram posse nesta sexta-feira (01/07) nos cargos de Corregedora-Geral e Corregedora-Assistente da PGE, as Procuradoras do Estado Daniele Farias Dantas de Andrade Uryn e Nathalie Carvalho Giordano Macedo. Esta é a primeira vez que uma mulher assume o cargo de Corregedora-Geral na instituição.

Elas substituem nos cargos respectivos, os Procuradores do Estado Marcio Bruno Milech e Fernanda Wolf Von Arcosy Teixeira. As novas titulares da Corregedoria tomaram posse e, em seguida, fizeram uma visita ao Procurador-Geral Bruno Dubeux para alinhamento de trabalho.

Daniele Uryn é Procuradora do Estado desde 2004, tendo sido aprovada no 13º Concurso para ingresso na Carreira. Ao longo dos anos, ela serviu na Procuradoria de Pessoal (PG-4), foi Procuradora-Assistente nas Procuradorias Trabalhista (PG-10) e na Diretoria de Gestão (PG-12), onde também serviu como Procuradora-Chefe. Ela também foi Vice-Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro (Aperj) por duas gestões.

“Foi uma honra receber o convite para exercer o cargo de Corregedora da PGE e o fato da Casa poder ter pela primeira vez uma mulher no cargo o tornou mais especial. Espero poder contribuir com a Instituição neste momento em que a PGE se adequa e se reorganiza diante da nova realidade de trabalho em decorrência da implantação do PGE Digital”, destacou Daniele Uryn.

Nathalie Giordano é Procuradora do Estado desde 2008, tendo sido aprovada no 15º Concurso. Atuou na Coordenadoria Geral das Procuradorias Regionais (PG-11), nas Procuradorias Regionais de Barra do Piraí e Volta Redonda, nas Procuradorias Previdenciária e de Serviços de Saúde. Foi Assessora Jurídica Chefe da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro e Procuradora Assistente do INEA, Procuradora-Assistente do Cejur e Procuradora Geral do Instituto Rio Metrópole.
Ela é Mestre em Ciências Jurídico-Ambientais pela Universidade de Lisboa; Especialista em Direito Ambiental pela PUC-Rio; Membro do Conselho Editorial da Revista de Direito da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro; e Presidente da Comissão de Promoção à Igualdade de Gênero da PGE-RJ.

”Fiquei muito honrada pelo convite e, especialmente, por fazer parte desta Corregedoria chefiada pela primeira mulher da história da Procuradoria”, comemorou Nathalie Giordano.

O Procurador-Geral do Estado, Bruno Dubeux, agradeceu aos Procuradores que deixam as funções e desejou boa sorte às que assumiram as novas funções.

“Gostaria de agradecer e parabenizar pelo trabalho desempenhado pelo Marcio Milech e pela Fernanda Wolf nos últimos anos, que deixam a Corregedoria agora, e desejar muito boa sorte a essas duas mulheres super competentes e comprometidas com a história da Procuradoria Geral do Estado na nova missão”, registrou Bruno Dubeux.


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter