Home > Serviços > Bibliotecas > Coleção Francisco Campos

Coleção Francisco Campos

Facebook Twitter

A biblioteca da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro é responsável pela salvaguarda da Coleção Francisco Campos, incorporada ao acervo entre 1971 e 1974, a partir do convênio com o Fundo Estadual de Educação e Cultura. Composto por cerca de 2.700 obras, muitas das quais classificadas como raras ou preciosas, este legado ressalta os hábitos de leitura e estudo de uma das grandes figuras do mundo jurídico brasileiro.

Francisco Luís da Silva Campos nasceu em 1891, em Minas Gerais. Graduou-se em Direito pela Faculdade Livre de Direito de Belo Horizonte, iniciando as atividades políticas em 1919, como Deputado Estadual, pelo Partido Republicano Mineiro. Dirigiu o Ministério da Educação e Saúde. Em 1933 foi nomeado Consultor-Geral da República. Como Ministro da Justiça, foi encarregado, por Getúlio Vargas, de elaborar a Constituição de 1937. Destacou-se também na criação de um novo Código Penal e um Código de Processo Penal para o Brasil. Faleceu em 1968.

Campos publicou, entre outros, os seguintes títulos:

* A doutrina da população, 1916;
* Natureza jurídica da função pública, 1917;
* Pela civilização mineira, 1930;
* O estado nacional, 1939;
* Educação e cultura, 1940

O leitor pode encontrar obras de grande importância para o estudo retrospectivo da ciência jurídica, além de marcas e vestígios de propriedade, assinadas por personalidades do Direito, tais como dedicatórias.

Galeria de Imagens

Conquistas
Conquistas
Decisão do STF impede que o estado do Rio seja colocado em cadastro de inadimplente pelo não pagamento de um empréstimo Leia mais

Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter