Home > Serviços > Bibliotecas > Biblioteca Marcos Juruena Villela Souto

Biblioteca Marcos Juruena Villela Souto

Biblioteca Marcos Juruena Villela Souto

Portal da Biblioteca na internet

Clique aqui para consultar o acervo de Leis e Decretos estaduais, Resoluções da PGE, livros e periódicos da Biblioteca Marcos Juruena Villela Souto (BMJVS)

A Biblioteca Marcos Juruena Villela Souto possui atualmente um acervo de aproximadamente 80 mil itens, incluindo livros, periódicos, obras de referência, publicações oficiais, pareceres/promoções e obras especiais como das coleções de Diogo de Figueiredo, de Francisco Campos, de Letácio Jansen​, de Onurb Couto, de Philadelpho Azevedo, a Coleção Acervo Fundador, a Coleção Procuradores, de Raymundo Faoro, de Ricardo Lobo Torres, de Silvio Goldgewich​, e a a Biblioteca de Octavio Tarquínio de Sousa e Lucia Miguel Pereira, doada à PGE-RJ.

Marcos Juruena Villela Souto, nascido no Rio de Janeiro em 29 de abril de 1963, foi um importante jurista, consagrado na carreira de Procurador do Estado e professor universitário. Entrou para a carreira da advocacia pública pelo 5º concurso para Procurador do Estado e foi empossado no cargo em 1987. Desde cedo, destacou-se como parecerista e um talento incomum para o Direito Administrativo. Além da advocacia pública, dedicou-se à vida acadêmica, tendo se tornado professor, Mestre e Doutor em Direito pela Universidade Gama Filho. Como Procurador-Chefe do Centro de Estudos Jurídicos da PGE-RJ, foi responsável pela implantação da primeira turma da Escola Superior de Advocacia Pública, em 2002. Marcos Juruena morreu aos 47 anos, no dia 9 de novembro de 2010. A PGE-RJ presta uma justa homenagem a este grande jurista emprestando seu nome à biblioteca da instituição.

Conquistas
Decisão do STF impede que o estado do Rio seja colocado em cadastro de inadimplente pelo não pagamento de um empréstimo Leia mais