Familiares e amigos da Procuradora do Estado do Rio de Janeiro e Ex-Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro (APERJ), Adriana Bragança Dias da Silva, prestaram as últimas homenagens a ela na manhã deste sábado, 21 de setembro. O velório aconteceu na Sala Dona Maria, no Centro Cultural da Procuradoria Geral do Estado do Rio Janeiro, no Convento do Carmo.O sepultamento ocorreu à tarde, no Cemitério de Inhaúma.
A Procuradora faleceu na sexta-feira, 20 de setembro, e sua perda causou grande comoção. O salão do Convento do Carmo ficou lotado, expressando o carinho de todos que com ela conviveram. Nascida em 11 de março de 1971, Adriana Bragança Dias da Silva, além de toda a excelência profissional, comprometimento e paixão pela carreira jurídica, também era conhecida por sua generosidade e fé.
O Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Saad, afirmou que Adriana Bragança Dias da Silva era uma fonte de luz e energia para todos.
"Quando penso na Adriana, eu penso em uma fonte de luz e de energia. Ela era um dos nossos motores. É uma perda inestimável e estamos todos muito abalados. Sempre me lembro da oração de Santo Agostinho, que diz que não devemos nos entristecer com a morte porque seguimos para outro plano. Ela agora, com toda fé que sempre teve, está em outro plano, em paz", afirmou Renan Saad.
O Procurador-Geral do Estado também falou sobre as inúmeras manifestações de pesar vindas de todo o país.
"Adriana sempre foi muito amada. Recebemos manifestações de todo o Brasil de pessoas consternadas com a sua partida. Hoje mesmo, o Procurador-Geral do Município, Daniel Bucar, fez contato comigo, enviando seus votos de pesar. Várias associações de Procuradores espalhadas por todo o país também manifestaram pesar pelo seu falecimento", disse.
O Padre Vitor Pimentel Pereira, representando o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, e o Major Capelão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Núbio Montenegro, representando o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro e o Secretário de Polícia, Cel. PM Marcelo de Menezes, ministraram as orações durante o velório.
O Padre Vitor, que também era amigo da Procuradora Adriana Bragança Dias da Silva, destacou a fé inabalável que ela sempre teve.
"O cardeal Dom Orani Tempesta nos pediu que transmitisse a unidade em orações. E pediu que eu viesse também representando a União dos Juízes Católicos. Ao mesmo tempo que chego triste, pois conheço a Adriana há muitos anos e ela era uma pessoa do meu dia a dia, tenho a tranquilidade de fazer as exéquias porque sei da profunda fé que animava a mente e coração da nossa irmã. Também éramos membros e confrades da mesma Associação dos Juristas Católicos. E também por isso era meu dever vir aqui prestar as últimas homenagens, com a profunda esperança de que alguém que viveu a vida em Cristo, ressuscitará em Cristo. Hoje, essa sala está cheia de pessoas gratas por ela, por terem convivido com ela", completou o padre Vítor Pimentel Pereira.