Home > Imprensa > Notícias
01 de julho de 2024
R E V E L A D A S [meu nome é...]
Facebook Twitter
R E V E L A D A S [meu nome é...]

O Centro Cultural PGE-RJ vai inaugurar em 25/07/24, Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, a exposição fotográfica R E V E L A D A S, sob a curadoria de Amanda Carolino e Fernanda Sousa, Analistas Processuais da PGE-RJ desde 2009.

Com apoio do Sesc Rio (Projeto Consciências), do CEJUR, da Comissão de Combate ao Racismo (CECREI) e da Comissão de Promoção da Igualdade de Gênero (CEPIG), a mostra reúne retratos de 20 mulheres negras (ou seja, pretas e pardas) que trabalham na PGE-RJ e tem por objetivo não apenas honrá-las individualmente, mas também reverenciar toda a coletividade e ancestralidade que corporificam.

Compõem o grupo das 20 reveladas, além da própria Amanda Carolino, as principais colaboradoras do projeto Adriana Dias, Isaura Santana, Karen de Souza e Priscila Soares, mais 15 mulheres ocupantes de diversos cargos e funções. Todas são cocriadoras da exposição, já que, mais do que posar para as lentes do fotógrafo Paulo Vitor (CEJUR/PGE), assentiram em desnudar experiências pessoais por meio de breves textos escritos em primeira pessoa, que também integram a mostra.

Amanda Carolino destaca que “embora sejam a maioria da população brasileira, os negros, sobretudo as mulheres negras, ainda não se fazem representar, nem mesmo em paridade, nos espaços de poder.” Nesse sentido, a exposição consiste, também, em “uma provocação para refletir sobre a naturalização da invisibilidade de corpos negros, quando eles ocupam o lugar que a sociedade convencionou para eles.”

Para Fernanda Sousa “compreender as dores das mulheres negras e encampar suas batalhas significa marchar ao lado de quem pode R E V E L A R o caminho para uma sociedade mais igualitária para todas, todes e todos.”

Exposição

A exposição será inaugurada em 25/07/24, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, e ficará em cartaz até 25/08/24 no Centro Cultural da PGE-RJ.

O 25 de julho foi instituído em 1992, quando realizado o primeiro encontro de mulheres negras latino-americanas e caribenhas em Santo Domingo, na República Dominicana. No Brasil, também é celebrado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, instituído por meio da Lei nº 12.987, de 02 de junho de 2014, em homenagem à líder quilombola, símbolo de resistência e luta contra a escravização.

Não se trata apenas de uma data comemorativa, mas um dia em que as mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais refletem e fortalecem as organizações voltadas às mulheres negras e suas diversas lutas.

Tradicionalmente engajada na luta antirracista, a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro é pioneira na promoção de ações afirmativas para inclusão social de pessoas negras nesses espaços, dentre as quais se destaca a elaboração da primeira Lei de Cotas para acesso às universidades públicas estaduais, em 2002, medida replicada por diversas outras universidades do país.

Mais recentemente, podemos citar a criação, em 2014, do Programa de Acesso e Inclusão Social da Procuradoria Geral do Estado - PAIS-PGE/RJ, que oferece curso de capacitação e formação jurídica destinado a bacharéis em direito de baixa renda, aprovados em exame de seleção próprio, que pertençam às cotas legalmente instituídas, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, para o ingresso nas universidades públicas e para a participação em concursos públicos estaduais.

No âmbito interno, a PGE-RJ instituiu, em 2021, duas comissões temáticas: a Comissão Especial para Combate ao Racismo Estrutural e Institucional – CECREI e a Comissão Especial para Promoção da Igualdade de Gênero – CEPIG. O trabalho das comissões caminha de mãos dadas, tendo em vista as múltiplas situações de opressão sofridas pelas mulheres negras.

Ao abraçar a importante iniciativa que a exposição R E V E L A D A S representa, a PGE-RJ reafirma seu compromisso institucional com as pautas antirracista e de promoção à equidade de gênero.

Ficha técnica

R E V E L A D A S [meu nome é...] pela curadora Amanda Carolino

R E V E L A D A S [meu nome é...] pela curadora Fernanda Sousa

Para saber mais sobre o projeto, acesse a página do Centro Cultural PGE-RJ no nosso site (https://pge.rj.gov.br/centro-cultural/)


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter