Home > Imprensa > Notícias
06 de junho de 2024
PGE-RJ condecora Autoridades, Procuradores e Servidores com a Medalha do Mérito
Facebook Twitter
Paulo Vitor/PGE-RJ
PGE-RJ condecora Autoridades, Procuradores e Servidores com a Medalha do Mérito

Em uma cerimônia que reuniu autoridades e personalidades do mundo jurídico, foram entregues, nesta quinta-feira (06/06), na sede da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), as Medalhas do Mérito da PGE, estabelecidas pelo Decreto Governamental n.º 39.246, de 2 de maio de 2006, a oito personalidades reconhecidas pelos serviços prestados à advocacia pública, em especial à Procuradoria.

Receberam a Medalha o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Aurélio Bellizze; a Defensora Pública-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Patrícia Cardoso Maciel Tavares; o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Leandro Sampaio Monteiro; a Procuradora do Estado Leonor Nunes de Paiva, decana da PGE; o Procurador do Estado Augusto Werneck; o Procurador do Estado Sérgio Luiz Barbosa Neves; o Servidor da PGE Celso Araújo Fontes e a Servidora da PGE Amanda Carolino Santos.

Em um discurso inspirado e emocionante, o Procurador do Estado Augusto Werneck falou em nome dos Procuradores e Servidores homenageados e ressaltou o dia especial. “Eu hoje estou tão emocionado quanto o dia em que entrei nesta Casa. É um dia muito especial, de muita delicadeza, um dia de muita significação porque representa uma unidade essencial à nossa instituição. A unidade que preserva aquilo que eu chamo de síntese, que é a Procuradoria Geral do Estado. Não somos nós que merecemos a homenagem. Quem merece a homenagem é a Procuradoria Geral do Estado, uma instituição em permanente construção”, afirmou o Procurador.

O Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Marco Aurélio Bellizze, discursou em nome dos agraciados, citando o paraibano José Américo de Almeida, que dizia “ninguém se perde no caminho de volta porque voltar é uma formar de renascer”, para se referir à sua volta à PGE depois de 40 anos, onde serviu como estagiário no início da carreira. “Posso falar sem medo de errar que minha formação começou nesta Casa”, declarou o ministro para finalizar seu discurso: “quem está de parabéns hoje é a Procuradoria Geral do Estado”.

O Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Miguel Saad, que presidiu a mesa junto com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, agradeceu a presença de todos e salientou a importância da celebração deste dia. “Hoje é um dia de festa, e o que mais me impressiona nesses 30 anos como Procurador do Estado é a força coletiva e o esforço dos colegas para manter a qualificação de sermos praticamente imbatíveis. É uma característica que muito me honra poder estar conduzindo a Casa ao lado de mentes brilhantes, Procuradores e Servidores”.

Finalizando a solenidade, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, discursou para homenagear os agraciados. “É um orgulho e uma tranquilidade governar o Estado e ter ao lado mentes tão brilhantes quanto as da Procuradoria Geral do Estado. É muito importante quando a gente vai defender uma tese e, quando você olha para o lado, tem alguém para te dar uma base jurídica sólida. Quando a gente vai assinar um documento, também é relevante a tranquilidade que o gestor tem em saber que ali tem um parecer de uma Procuradoria tão robusta e respeitada quanto a Procuradoria Geral do Estado. Eu quero parabenizar os homenageados e reiterar minha gratidão à PGE”, celebrou o governador.

Estiveram presentes ainda o Desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa, 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, representando o presidente do TJ, o Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; o Procurador-Geral de Justiça do Estado, Luciano Mattos; o Procurador-Geral do Município, Daniel Bucar; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro, Luciano Bandeira; o Secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione; o Presidente do Tribunal de Contas do Município, Conselheiro Luiz Antonio Guaraná; e o Presidente Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Rodrigo Melo do Nascimento.

Entre os ex-Procuradores-Gerais do Estado, estiveram presentes à cerimônia Lucia Léa Guimarães Tavares, Bruno Dubeux, Marcelo Lopes e Claudio Pieruccetti Marques.

Para finalizar a cerimônia, os membros da mesa foram convidados a se posicionarem para a foto com os homenageados, ao som de “Cidade Maravilhosa”, executada pela Banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

Galeria de Imagens


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter