03 de junho de 2024
PGE-RJ Apresenta Programa de Estágio para Estudantes de Direito da Uerj
PGE-RJ Apresenta Programa de Estágio para Estudantes de Direito da Uerj

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) apresentou, na segunda-feira (27/05), o 53º Exame de Seleção para Estágio em Direito da PGE-RJ aos estudantes de Direito durante a realização da 1ª Feira de Estágios de Carreiras Jurídicas de Estado, na Uerj.

O evento, uma promoção da Faculdade de Direito da Uerj em parceria com a Procuradoria Geral do Município do Rio de Janeiro, reuniu ainda a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a Escola da Magistratura Federal da 2ª Região, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região, a Procuradoria Geral do Município de Niterói, a CEDAE, a Associação Amigos do Direito- UERJ e a Litis JR.

Foram montados stands pelas instituições para divulgar no saguão da Faculdade oportunidades de estágio e apresentar as carreiras jurídicas aos alunos e interessados, das 9h30 às 13h30 no turno da manhã e das 17h às 21h no turno da noite. Além disso, houve uma série de palestras também em dois turnos para esclarecimento dos programas de estágio.

O Diretor da Faculdade de Direito da Uerj, Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho, que também é o Procurador-Chefe do Centro de Estudos Jurídicos da PGE-RJ, destacou na abertura do evento a importância do estágio jurídico na formação do profissional do Direito, reforçando que na sociedade do século XXI as novas tecnologias impõem processo de educação permanente, em linha de superação do aparente antagonismo teoria e prática.

Em seguida, a Procuradora Aricia Correia, Diretora do CEJUR da PGM, a Subprocuradora-Geral da PGM, Ana Paula Buonomo, e a Procuradora Beatriz Soares, expuseram as diversas oportunidades de estágios na instituição.

Na sequência, o Procurador Assistente do Cejur da PGE-RJ, Rodrigo de Almeida Távora, falou sobre a oportunidade de estágio na PGE destacando a oportunidade de lidar com temas complexos e multidisciplinares nas áreas consultiva e contenciosa, a exemplo de questões envolvendo a formulação de políticas públicas.

Ele destacou também a reconfiguração do papel do estagiário de Direito após a automação, surgindo perspectivas bem mais interessantes de pesquisa e contribuição efetiva sobre as atribuições centrais da PGE.

Ao final, destacou que a PGE, por intermédio do CEJUR e da ESAP, busca proporcionar o contínuo aprimoramento de todos os seus profissionais e que o Programa de Residência Jurídica possibilita a continuidade do ciclo de aprimoramento de experiência profissional após a conclusão do curso de graduação, não havendo, com isso, interrupção do processo de aprendizagem.

No turno da noite, as servidoras Lethycia Alves e Danielle Motta falaram sobre estágios na PGE. Lethycia, assessora do Gabinete, destacou que a Procuradoria trata de assuntos diversos. Por isso, ao estagiar na instituição o candidato pode ter experiências em áreas completamente diferentes em si, dada a diversidade de temas que a PGE reúne, desde um Centro Cultural até um Núcleo de Saúde Mental. A servidora Danielle Motta, falou sobre as características do estágio na Procuradoria Trabalhista, a PG-10.