Home > Imprensa > Notícias
28 de junho de 2024
Centro Cultural PGE-RJ Recebe Palestra de Escritor sobre Negritude nos Quadrinhos
Facebook Twitter
Centro Cultural PGE-RJ Recebe Palestra de Escritor sobre Negritude nos Quadrinhos

O Centro Cultural PGE-RJ recebeu, nesta terça-feira (26/06) mais um evento do projeto “Consciências” do Sesc RJ, a roda de conversa “Imersão Geek Negritudes, Animes e Mangás” com a participação do professor e escritor Elbert Agostinho.

Falando para os bolsistas da Fundação da Infância e Adolescência que atuam na Procuradoria Geral do Estado e para as alunas do Portal Futuro do Senac Madureira, o professor Elbert Agostinho, fundador do Observatório Carioca de Histórias em Quadrinhos e organizador do livro “Negritudes, Poderes e Heroísmos", apresentou os personagens negros em animes e mangás, trazendo a reflexão sobre representação e representatividade.

Ele reforçou o caráter instrumental dos animes e dos mangás, como um mecanismo de combate e desconstrução do racismo na sociedade, além de uma preciosa ferramenta de autoconhecimento, de construção da autoestima e valorização da identidade individual e cultural da população negra em todos os espaços da sociedade. Em uma frase, ele resumiu: “A melanina é um poder ancestral”.

Elbert Agostinho destacou que seu trabalho tem um enfoque especial nas crianças, pois elas constituem o futuro e a possibilidade de um mundo melhor.

Participaram da roda de conversa as servidoras Karen de Souza, Priscilla Souza, e Isaura Santana, representando a Comissão de Combate ao Racismo da PGE-RJ, além de Jacqueline Santos e de Mônica Cruz, do Projeto Consciências do Sesc RJ.

Galeria de Imagens


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter