Home > Imprensa > Notícias
28 de junho de 2024
Bistrô Sesc Convento do Carmo Recebe Visita de Alunos de Gastronomia da UFRJ
Facebook Twitter
Paulo Vitor/PGE-RJ
Bistrô Sesc Convento do Carmo Recebe Visita de Alunos de Gastronomia da UFRJ

O Bistrô Sesc Convento do Carmo recebeu, nesta quinta-feira a visita de uma turma de alunos da professora Juliana Dias, na disciplina Educação, Saúde e Cultura, oferecida como obrigatória pelo Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde para o curso de Nutrição do Instituto Josué de Castro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os estudantes foram recebidos pela Chef Teresa Corção que, em palestra aos estudantes, explicou que o sabor é a coisa mais importante de se notar quando se come uma comida. E destaca que o que importa na maior parte das vezes é o frescor do alimento. E que para ter frescor, a comida precisa ser colhida perto de onde é consumida.

“As frutas, por exemplo, que são de outros estados elas não são colhidas maduras, portanto, elas não apresentam o melhor ponto de gosto que elas têm”, afirmou Teresa Corção para os alunos, ressaltando a importância da proposta do bistrô, de mapear a produção da agricultura familiar do interior do estado para encurtar a distância entre fornecedor e consumidor e garantir o melhor sabor para o prato do bistrô.

Na conversa com a turma, Teresa ressaltou também que a proposta do Bistrô Sesc Convento do Carmo privilegia no seu cardápio produtos que fazem parte da receita local da cultura regional e também a valorização da economia local.

Em seguida, os estudantes conhecem a cozinha do bistrô e tomam conhecimento da peculiaridade de um restaurante que, por força de estar instalado numa edificação histórica protegida pelo patrimônio nacional, pode funcionar apenas com forno e sem fogão.

Para a Chef Teresa Corção, a visita de turmas de estudantes universitários de cursos de gastronomia significa um desdobramento da proposta do Bistrô Sesc Convento do Carmo, porque é a oportunidade de divulgar que existem formas alternativas de abastecimento. “Eu acho bem importante porque cria uma consciência dessa questão do sistema alimentar”, assegura Teresa Corção.

Galeria de Imagens


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter