Home > Imprensa > Notícias
15 de maio de 2024
PGE-RJ Faz Debate com Bolsistas da FIA Sobre o Filme “Rio Zona Norte”
Facebook Twitter
Paulo Vitor
PGE-RJ Faz Debate com Bolsistas da FIA Sobre o Filme “Rio Zona Norte”

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) recebeu, nesta terça-feira (14/05) a segunda edição do “Cine Direito" com uma mesa de debate sobre o filme “Rio, Zona Norte” de 1957, dirigido por Nelson Pereira dos Santos. O evento foi organizado por alunos do Programa de Acesso e Inclusão Social da Procuradoria Geral do Estado (PAIS-PGE), em parceria com a Comissão Especial de Combate ao Racismo Estrutural e Institucional da PGE-RJ.

O encontro contou com uma discussão direcionada aos jovens da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) que atuam como bolsistas na PGE-RJ, que puderam refletir sobre questões sensíveis referentes ao racismo a partir da exibição do longa-metragem.

O filme é aclamado até os dias de hoje pela crítica cinematográfica brasileira. Ele conta, de forma realista, a história do sambista Espírito da Luz Soares, vivida por Grande Otelo. Rio, Zona Norte traz conteúdo relevante sobre o samba de raiz e as dificuldades do protagonista em ser valorizado e reconhecido como compositor já que muitas vezes é trapaceado por pessoas que lucram sobre os direitos autorais. A temática foi abordada tendo o racismo estrutural como elemento que conduz muitas das dificuldades pessoais que o personagem vive.

Participaram da mesa de debates Thais Albernaz, mediadora da discussão, advogada e aluna do PAIS-PGE, Luciano França, aluno do PAIS, André Batista, advogado e aluno do PAIS e Ana Paula da Silva Picchetto, psicóloga atuante em clínica afrocentrada no CAPS João Ferreira no Complexo do Alemão.

A discussão contou com a presença do Procurador do Estado Augusto Werneck. O mesmo valorizou a importância da atuação dramática de Grande Otelo e o pioneirismo do longa-metragem ao trazer um protagonista negro e retratar a zona norte no cinema.

Galeria de Imagens


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter