Home > Imprensa > Notícias
29 de maio de 2024
Centro Cultural PGE-RJ e Sesc RJ Promovem Roda de Conversa com Ricardo Sacih, Artista da Impressão 3D
Facebook Twitter
Rodrigo Moreira/PGE-RJ
Centro Cultural PGE-RJ e Sesc RJ Promovem Roda de Conversa com Ricardo Sacih, Artista da Impressão 3D

O Projeto Consciências, uma iniciativa do Sesc RJ em parceria com o Centro Cultural PGE-RJ, promoveu, nesta quarta-feira (29/05), uma roda de conversa com o multiartista e educador, Ricardo Sacih. Reunindo tecnologias e o futuro ancestral, por meio da impressão 3D, o artista trabalhou conceitos do afrofuturismo, conciliando elementos africanos com temas modernos em suas criações.

Sua primeira exposição com impressão 3D foi em 2019 baseada no livro “Peles Negras, Máscaras Brancas” do autor Frantz Fanon. Encontrou nessa exibição uma forma de homenagear uma grande amiga que havia falecido, e descobriu no processo do plástico derretido depositado em cima de uma plataforma uma nova forma de expressar sua arte.

Apresentado ao público por Adriano Rocha, da Gerência de Educação do Sesc, Jacqueline da Silva Santos, analista do Sesc, e Karen de Souza, da Comissão de Combate ao Racismo Estrutural da PGE-RJ, Ricardo relembra que buscava um caminho nas artes que fizesse a diferença para outras pessoas, não queria apenas produzir por si só. "Eu não quero ser reconhecido como um afrofuturista que trabalha com impressão 3D. Mas sim, como protagonista de um futuro que tenha espaços para nossa comunidade negra. Mostrando que nós podemos trabalhar, sim, com altas tecnologias. E hoje na minha arte, eu busco trazer nosso passado para reafirmar nossas origens", declara o artista.

Por intermédio do Projeto Consciências, Ricardo expôs também no SESC de São João de Meriti, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, em 2022. O projeto voltou a convidar o artista para ministrar um workshop no Centro Cultural da PGE que em parceria com o SESC Rio vem realizando há 1 ano, uma palestra por mês, com convidados especiais e debates diversos.

Ponto de Vista

Nascido em Bento Ribeiro, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro, o artista sempre teve apreço por desenhar e fazer trabalhos manuais. Achava que a arte era algo distante do seu entendimento e da sua realidade. Optou, então por não seguir esse caminho. Sem acessos a museus, a educação transformaria seu pensamento.

"Achava que a arte era uma coisa erudita ou uma peça que vai ser leiloada por milhões de reais. Quando vemos um Picasso e não entendemos, achamos que a arte não é para gente. Pensamos: Eu sou burro e aquilo é bom. Mas quando compreendemos que a arte é inerente ao ser humano e que tudo cabe na arte, aprendemos a vê-la de outra forma”, ressalta Ricardo Sacih.

A partir do pré-vestibular para Negros e Carentes em Nilópolis, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, Ricardo teve a oportunidade de ingressar na Escola de Belas Artes da UFRJ (EBA). Atualmente, formado em Artes pela universidade, o artista se encontrou no ramo da impressão 3D e trabalha há 6 anos com essa técnica. Abrindo até sua própria empresa, Elabora 3D, Estúdio de Impressão 3D.

Galeria de Imagens


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter