Home > Imprensa > Notícias
21 de maio de 2024
Bistrô Sesc Convento do Carmo dá Prosseguimento ao Projeto de Mapeamento da Produção Agrícola do Interior do Estado
Facebook Twitter
Bistrô Sesc Convento do Carmo dá Prosseguimento ao Projeto de Mapeamento da Produção Agrícola do Interior do Estado

O Bistrô Sesc Convento do Carmo deu prosseguimento, na terça-feira (30/04), ao projeto de mapeamento dos produtos do interior do Estado do Rio de Janeiro, que servem de base para a elaboração do cardápio do bistrô no Centro Cultural PGE-RJ. A 2ª visita de campo foi feita à CoopaRio, cooperativa de agricultores familiares com sede em Paty do Alferes, que também reúne associações de agricultores de Miguel Pereira, ambos municípios da Região Centro-Sul fluminense.

- Nessa visita técnica a gente pôde ver toda a gama de produção deles. Tem muitos hortifrutis, muitas hortaliças, e frutas, o que é uma coisa rara. Eles têm uma produção grande de mamão formosa, tem verduras incríveis, produção de tomates maravilhosa – encantou-se a chef Teresa Corção, que liderou um grupo com 4 pessoas.

A ideia das visitas aos agricultores familiares do interior do Estado do Rio de Janeiro é parte do projeto da própria criação do Bistrô, baseado na alimentação sustentável. “Nossos alimentos têm história e geografia que representam todo o estado. É o que chamamos de cozinha brasileira sustentável”, escreveu a chef Teresa Corção num texto fixado na parede da entrada do bistrô, no antigo Convento do Carmo.

Essas visitas abastecem um painel de produtos agrícolas que podem ser disponíveis para o Bistrô que, por sua vez, vai renovando o cardápio aproveitando a peculiaridade e a qualidade da produção agrícola familiar local.

Nessa segunda excursão ao interior, a caravana foi reforçada pelo chef de cozinha do Bistrô, Frederico Henrique Justen Baptista, a nutricionista Aline Regina Silva Moraes de Souza, e o estoquista Daniel das Neves Craveiro, além de Celso Merola, Chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura no Rio de Janeiro.

- Eu tive o enorme prazer de, na volta, ficar observando o quanto que a visita tinha mexido com eles no sentido de se conscientizar não só da riqueza que a gente tem no estado, mas também de quantas oportunidades podem ser abertas para escoar essa produção – observou Teresa Corção.

Outra satisfação que a chef Teresa colheu na visita foi perceber que a nova geração de agricultores, que agrega tecnologia mas não abandona o trabalho em mutirão, está antenada com a alimentação sustentável.

- Vi muita gente falando de agroecologia. E a gente sabe que, cada vez mais, inclusive com essas crises climáticas, o quanto é importante a gente investir num sistema de produção de alimento que seja sustentável e não vá provocar tantas mudanças climáticas como a gente tem visto – destacou a Chef do Bistro Sesc Convento do Carmo

Galeria de Imagens


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter