04 de dezembro de 2023
PGE-RJ Acolhe Reunião de Procuradores-Gerais que Elegeu Nova Diretoria do Conpeg
Paulo Vitor

A Procuradora-Geral do Estado de São Paulo, Inês Maria do Santos Coimbra, foi eleita nesta segunda-feira (04/12) para assumir a presidência do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do DF (Conpeg), no período 2024 / 2025. Ela sucederá o Procurador-Geral do Estado do RS, Eduardo Cunha da Costa.

A nova diretoria do Conpeg foi eleita por unanimidade durante a reunião da entidade na sede da Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), onde o novo Procurador-Geral do Estado, Renan Miguel Saad, recebeu votos de boas-vindas por ter assumido o cargo na semana passada. Ele saudou a todos, agradecendo pelo acolhimento, parabenizou a nova diretoria, e reiterou seu apoio ao colegiado.

- Se a nossa Constituição criou uma estrutura anticomposição federalista, porque ela gera na sua essência conflitos entre os estados, a iniciativa do Conpeg, ao inverso, estimula o federalismo jurídico. Gostaria de agradecer a acolhida de todos e me colocar à disposição de todos – celebrou o Procurador-Geral Renan Saad.

A nova diretoria do Conpeg terá como 1ª vice-presidente a Procuradora-Geral da Bahia, Bárbara Camardelli Loi; o Procurador-Geral do Espírito Santo, Jasson Hibner Amaral, será 2ª vice-presidente; a Procuradora-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali Garcia, será secretária-geral; o Procurador-Geral do Estado do Amapá, Thiago Lima Albuquerque, eleito diretor de Assuntos Legislativos e o Procurador-Geral de Mato Grosso, Francisco de Assis da Silva Lopes, diretor de Assuntos Institucionais.

- Nos últimos anos, o Colegiado ganhou representatividade e destaque. Nosso maior desafio é nos organizarmos para que possamos perpetuar a atuação do Conpeg e transcender a nossa passagem como procuradores-gerais- afirmou a presidente eleita Inês Coimbra.

O Procurador-Geral do Rio Grande do Sul, Eduardo Cunha da Costa, agradeceu pelo apoio que recebeu durante seu mandato.
- Agradeço imensamente a oportunidade e a parceria de todos durante esse período à frente do Colegiado. Nossa atuação conjunta, representando e defendendo os interesses dos Estados, nos proporcionou grandes vitórias, além do fortalecimento da advocacia pública - destacou Costa.