Home > Imprensa > Notícias
23 de novembro de 2023
Procuradora do Estado Leonor Paiva é Homenageada pelo IAB com a Medalha Levi Carneiro
Facebook Twitter
Procuradora do Estado Leonor Paiva é Homenageada pelo IAB com a Medalha Levi Carneiro

A Procuradora do Estado do Rio de Janeiro Leonor Nunes de Paiva foi homenageada, nesta quarta-feira (22/11), com a Medalha Levi Carneiro, do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) em razão de sua destacada participação por mais de 30 anos de filiação à instituição.

A cerimônia foi na sede do IAB, durante a sessão plenária da instituição que condecorou também os advogados Nilo Batista, Jorge Joaquim Lobo e Antônio Cláudio Mariz de Oliveira. A Procuradora Leonor Nunes de Paiva recebeu a condecoração das mãos do presidente nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches.

- Meu sentimento é de uma imensa alegria pelo reconhecimento da minha vida profissional sempre junto ao IAB, à OAB, na Luta pelos direitos das mulheres e como Procuradora do Estado – celebrou Leonor Nunes de Paiva.

Carreira

Antes de tornar-se Procuradora do Estado do Rio de Janeiro em 1985, Leonor Nunes de Paiva foi advogada dos sindicatos dos médicos do Rio de Janeiro e do sindicato dos securitários. Mas desde 1980 já vinha se dedicando à defesa das mulheres, inicialmente no escritório de advocacia junto com as advogadas Branca Moreira Alves e Comba Marques Porto e, entre 1981 e 1984, participou do Grupo Mulheres Profissionais em Direito, embrião da OAB/Mulher.

Entre 1980 e 1982, trabalhou como advogada na assessoria de direitos humanos do Conselho Federal da OAB. Neta comissão eram ouvidos os familiares e amigos dos desaparecidos políticos e elaboradas as indicações do Presidente do Conselho Federal da OAB no Conselho Nacional dos Direitos Humanos.

Durante os anos de 1981 a 1984 atuou como advogada no SOS Violência Contra as Mulheres que atendia as mulheres vítimas de violência doméstica. Em 1987, tornou-se membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). E entre 1987 e 1991 foi conselheira da OAB, integrando o grupo de militantes chamado de “Lobby do Batom” do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres, onde foi responsável pela redação de emendas e justificativas a serem subscritas pelos Constituintes de 1988.

Galeria de Imagens


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter