Home > Imprensa > Notícias
24 de novembro de 2023
PGE-RJ Promove Debate sobre Consciência Negra e Homenageia Procurador Augusto Werneck
Facebook Twitter
Paulo Vitor
PGE-RJ Promove Debate sobre Consciência Negra e Homenageia Procurador Augusto Werneck

A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) homenageou nesta quinta-feira (23/11) o Procurador do Estado Augusto Werneck, precursor na luta pelos direitos das minorias e contra o racismo estrutural e institucional. A homenagem aconteceu na abertura da roda de debates “Novembro Não nos Define: Um Elo Entre Consciência Racial e Prática Antirracista”, promovido pela Comissão Especial para o Combate ao Racismo Estrutural e Institucional da PGE-RJ (Cecrei).

O Procurador Geral do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Dubeux, destacou que poderia parecer estranho que, no dia em que se debate a conscientização pela igualdade racial, a PGE preste uma homenagem a um Procurador do Estado branco. Mas lembrou que a história de Augusto Werneck se confunde no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil com a luta pela igualdade racial e no combate ao racismo estrutural e institucional.

Bruno Dubeux lembrou as realizações de Werneck na defesa dos direitos das minorias: a criação e implementação da Lei de Cotas no Estado, para acesso dos negros às universidades estaduais, e a criação do Programa de Acesso e Inclusão Social (PAIS-PGE) para bacharéis cotistas, para reforçar seu preparo e qualificação para o mercado de trabalho, entre outras iniciativas. O Procurador-Geral aproveitou a oportunidade para anunciar que vai dobrar o valor da bolsa auxílio de R$ 1mil para R$ 2 mil para os bacharéis cotistas que participam do programa da PGE.

- Eu diria que Augusto Werneck é hoje a marca ESG da PGE, porque se preocupa com o social, com a transparência, com a sustentabilidade e com a governança do nosso Estado e da nossa Procuradoria há muito tempo. Viva a nossa Comissão, viva a conscientização racial e viva Augusto Werneck – exortou Bruno Dubeux.

O Procurador Augusto Werneck recebeu das mãos da Procuradora Ana Alice, Presidente da Comissão Especial de Combate ao Racismo, e do Procurador-Geral do Estado, a placa de agradecimento. “A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro pelo seu Procurador-Geral e pela sua Comissão Especial para Combate ao Racismo Estrutural e Institucional, por ocasião dos 35 anos da Constituição da República Federativa do Brasil, homenageia o Procurador do Estado Augusto Henrique Pereira de Souza Werneck Martins pelos relevantes serviços prestados à nação brasileira, notadamente no que se refere à luta pelos direitos das minorias e contra o racismo estrutural e institucional”.

A cerimônia no antigo Convento do Carmo, sede do Centro Cultural da PGE-RJ, foi aberta com a execução do hino nacional brasileiro com a cantora Jane Costa acompanhada pelo violonista Ronald Ribeiro.

O debate contou com a presença da Presidente da Comissão Especial de Combate ao Estrutural e Institucional, Procuradora Ana Alice Oliveira, da secretária-executiva da Comissão, Analista Processual Amanda Carolino, e das servidoras Karen de Souza e Isaura Santana, pela PGE-RJ.

Os convidados debatedores foram Lia Vainer Schucman, professora do departamento de psicologia da UFSC, que palestrou sobre “O Pacto da Branquitude e o Racismo”; O empreendedor e influenciador, ativista com foco nos direitos humanos, mudanças climáticas, negritude e vida na favela, Raull Santiago, que discorreu sobre “Você Avalia o Impacto da Sua Prática Antiracista?”; E William Reis, ativista e lutador pela igualdade social, que falou sobre a “Importância da Educação na Consciência Negra”.

Galeria de Imagens


Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter