Membros da Comissão Especial para Combate ao Racismo Estrutural e Institucional da PGE-RJ voltaram, nesta segunda-feira (13/11), ao Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Euclides da Cunha, em Rio das Pedras, Jacarepaguá. Os servidores Isaura Santana e George Figueiró apresentaram, para 50 alunos das turmas de 2º e 3º séries do turno da noite, as vantagens de utilizarem o direito às cotas sociais e raciais para ingressar nas universidades públicas do Estado.
A primeira visita ao CAIC Euclides da Cunha foi realizada no dia 13 de outubro, quando os servidores Isaura, George, Rafaela da Silva e o Procurador do Estado Augusto Werneck, falaram para as turmas do turno da tarde e noite. Durante a visita desta segunda-feira, os servidores da PGE-RJ foram acompanhados pelos diretores Vander e Juciara.
Sistema de Cotas
A PGE-RJ colaborou diretamente na elaboração da Lei 5.346, que dispõe sobre o sistema de cotas para ingresso nas universidades estaduais, promulgada pelo governo do estado em 2008.
Com isso, a UERJ e a UENF reservam 20% das vagas para estudantes negros e indígenas, 20% para estudantes oriundos de escolas públicas e 5% para pessoas com deficiência. A ideia do programa de visitas às escolas estaduais é estimular os estudantes do ensino médio para que façam vestibular para o ingresso nas universidades públicas, destacando a cota a quem têm direito por serem oriundos de escolas públicas.