30 de novembro de 2023
Centro Cultural PGE-RJ e Sesc-RJ promovem Bate-Papo sobre Produção Criativa, Negra e Periférica para Jovens Estudantes

O Centro Cultural PGE-RJ e o Sesc-RJ promoveram, nesta quarta-feira (29/11), o bate-papo “Produção Criativa, Negra, Periférica e o seu Papel na Formação de Jovens Leitores”, que reuniu 45 alunos do Colégio Pedro II de Realengo, e os estagiários bolsistas na PGE da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA).

A ideia do bate-papo foi tratar da multiplicidade da literatura negra, com a presença do premiado escritor Otávio Junior, e Ricardo Jaheem, professor, poeta e escritor, para uma conversa sobre seus percursos de escrita, a produção criativa, negra e periférica.

O encontro desses dois autores reforça o objetivo do projeto CONSCIÊNCIAS, para o fomento à representação de pessoas negras no espaço de produção criativa para o reposicionamento do imaginário social. O evento também marcou o lançamento do livro “Da Minha Janela”, de Otávio Junior, prêmio Jabuti 2020 na categoria livro infantil.

Durante a visita ao centro cultural, os jovens estudantes também foram recebidos na exposição "Abstrações", onde realizaram atividades sob orientação dos monitores da PGE-RJ.

Os autores

Otávio Cesar Santiago de Souza Junior (Otávio Junior) é escritor, contador de histórias, roteirista e produtor teatral. Ficou amplamente conhecido por abrir a primeira biblioteca das favelas do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, no estado do Rio de Janeiro, um projeto social chamado Ler é 10! logo após sendo convidado para a publicação de um livro autobiográfico, sucesso no Brasil e traduzido para França e Espanha, chamado “o livreiro do Alemão”. Atua há mais de 10 anos como escritor com o perfil literário negro-periférico.

Ricardo Luiz da Silva Fernandes (Ricardo Jaheem) é Professor do Ensino Básico da SME/RJ, escritor, poeta, mestre em educação na linha de políticas públicas, pesquisador de Alfabetização (alfabetizador), criador da Pedagogia de Favelas (metodologia de ensino centrada na cultura das Favelas cariocas), produtor e responsável técnico de materiais didáticos da SME/RJ, premiado por sua atuação em escolas públicas pelo Conselho Municipal de Educação e pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (COMDEDINE), conferencista, autor dos livros “Luena Gaba” ,“Adebumi e Dindo”, produtor de conteúdo para Universidades, coordenador do Programa Federal Tempo de Aprender e Assistente da Gerência de Alfabetização e Anos Inicias da Sme/RJ.