PGE e Detro se reúnem para formular políticas de enfrentamento ao assédio sexual nos transportes públicos do Estado do Rio de Janeiro
O Procurador Geral do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Dubeux, e o Presidente do Detro, Leonardo Matias, se reuniram, nesta quarta-feira (06/09), para firmar o compromisso de uma parceria entre as instituições para o desenvolvimento de políticas de enfrentamento ao assédio sexual nos transportes públicos do Estado do Rio de Janeiro.
O encontro, realizado na PGE, teve o intuito de trocar experiências e construir parcerias que garantam a proteção integral das milhares de mulheres que usam os transportes públicos do Estado.
Participaram da reunião: a Ouvidora do Detro, Karina Porto e a Assistente Social da Ouvidoria, Catia Fernandes; pela Comissão de Combate ao Racismo Estrutural e Institucional da PGE, o procurador e vice-presidente da comissão Augusto Werneck e advogada e servidora Amanda Carolino, como secretária executiva da Comissão. Também estiveram presentes as procuradoras do Estado Nathalie Giordano e Fernanda Mainier, presidenta e vice-presidenta da Comissão de Igualdade de gênero da PGE.
No encontro, foram apresentados os projetos que vêm sendo adotados pelo Detro no combate ao assedio sexual nos transportes públicos do Estado, assim como as propostas de ambas as instituicoes para ampliar a defesa das mulheres do Rio de Janeiro. Foi destacada, ainda, a importância do recorte racial para que as políticas públicas alcancem todas as mulheres, inclusive as mulheres negras.
A parceria reforça a busca do poder público pela união de forças no combate às questões de gênero e raça no Estado do Rio de Janeiro.