O 14º Exame de Seleção de Candidatos ao Programa de Residência Jurídica da Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) vai trazer uma novidade para as mulheres lactantes. As candidatas poderão utilizar 30 minutos a cada duas horas de prova para amamentar seus filhos e esse período extra será acrescido ao tempo de prova, que passará de 4 para 5 horas.
Um edital nesse sentido, foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (29/5), pelo Centro de Estudos Jurídicos (Cejur) da PGE. A iniciativa atende às demandas das próprias candidatas e à recomendação da Comissão de Promoção da Igualdade de Gênero da PGE que, recentemente, instalou uma sala de apoio à amamentação para servidoras e procuradoras na sede da Procuradoria.
No dia da prova, 9 de julho, as candidatas que forem amamentar, serão acompanhadas por uma servidora mulher até uma sala especial preparada para isso, sem comunicação com outros candidatos, para manter o sigilo da prova.
As provas serão realizadas na UERJ e, para os candidatos do Interior, em Campos. Serão 2.302 candidatos no Rio e 160 no interior do Estado. O quadro de residentes da PGE tem 380 advogados e os aprovados no concurso serão chamados à medida que os atuais residentes forem sendo desligados ou pedirem afastamento.