A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) comemora nesta quarta-feira (24/5) o primeiro aniversário de seu Centro Cultural. Há exatamente 1 ano, no dia 24 de maio de 2022, era inaugurada a exposição “Composição Carioca” que marcou a reabertura ao público do antigo Convento do Carmo, prédio histórico que foi totalmente restaurado pela PGE, e se tornou sede do Centro Cultural.
Desde então, quem está fazendo história é o Centro Cultural PGE-RJ que, em pouco tempo, já se consolida como mais uma opção cultural no Centro do Rio, como destaca o Procurador Anderson Schreiber, chefe do Centro de Estudos Jurídicos da PGE, responsável pelo Centro Cultural.
- O Centro Cultural da PGE se tornou uma janela escancaradamente aberta para a cultura de acesso gratuito e universal. Foram mais de 60 palestrantes entre historiadores, jornalistas, antropólogos, atletas, músicos e até juristas. E, na sala de exposições, mais de 45 artistas brasileiros. Recebemos neste primeiro ano, mais de 10 mil visitantes. Com todas as dificuldades inerentes ao incentivo à cultura no Brasil, são números que temos o dever de celebrar – exalta Schreiber.
O Procurador-Geral do Estado, Bruno Dubeux, também celebrou a data, destacando o êxito do Centro Cultural na reabertura do antigo Convento do Carmo.
- O Centro Cultural da PGE-RJ tem cumprido sua missão de facilitar o encontro de pessoas e fomentar o debate sobre temas e ideias importantes para a nossa sociedade, além, é claro, de promover o acesso gratuito e universal à cultura. É uma alegria pura ver esse grande e inovador projeto triunfar nesse primeiro ano de sua abertura - observou Bruno Dubeux.